TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Aulas

Pesquisas Acadêmicas: Resumo Aulas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo vídeo aula

A matemática é uma ciência que foi construída ao longo da história da humanidade, pelos e para os homens, com a intenção de resolver problemas da própria sociedade. Os conhecimentos matemáticos foi desenvolvido desde os primórdios nos podemos encontrar resquícios do conhecimento matemático por exemplo: na antiguidade quando os homens começaram a trabalhar com a pedra lascada, surge as questões geométricas ou seja ao lascar a pedra eles estavam trabalhando com os conhecimentos geométricos, essa também foi uma tecnologia desenvolvidas pelo homem, pois foi uma tecnologia que ampliava a capacidade do homem de caça e de pesca.

O desenvolvimento de símbolos e de formas ao longo dos anos a humanidade precisou desenvolver símbolos de formas quando isso aconteceu quando os homens deixaram de ser nômades e passaram a ser sedentários nesse momento houve a necessidade do homem criar registros e os primeiros registros como nós temos conhecimento foram os nós em cordas, riscos em gravetos, ossos em fim são os registros que nós temos da antiguidade. Uma das primeiras civilizações que nós temos registros que utilizaram algum tipo de registro numérico foi a civilização egípcia, essa civilização utilizando apenas sete símbolos conseguiu registrar várias quantidades. A civilização egípcia utilizava um traço em alguns lugares nós encontramos esse traço como um bastão é que ele representava uma única unidade. Outras civilizações também desenvolveram seus sistemas de numeração, tais como, os Mesopotâmios, os Maias, os Chineses e os Romanos.

A matemática que surgiu na antiguidade converteu-se em um sistema de variadas e extensas áreas como: Aritmética, Geometria, Álgebra, Estatística entre outras. Com relação a matemática é importante observar os aspectos em que a Matemática ela é vista, é vista dos diferentes aspectos como, formalista, prático, formativo e instrumental. O Curriculo Básico para a escola pública do estado do Paraná foi elaborado na década de 90, esse currículo foi elaborado com a participação de todos os professores do Estado do Paraná. No entanto a produção escrita foram os professores: Carlos Vianna, Maria Tereza carneiro soares, Regina Maria Michelotto, os autores do Currículo sugeriram a resolução de problemas como uma estratégia metodológica para o ensino de Matemática. A proposta dos autores eram dividir os conteúdos em: Classificação e seriação em números e medidas e geometria. Os Parâmetros estão divididos em 2 partes e também é divido em 5 blocos. As tendência metodológicas que são: Etnomatemática, Tecnologias, Resolução de Problemas, Modelagem Matemática, Jogos e Brincadeiras e a ideia da Proposta do trabalho com a História da matemática.

A avaliação da aprendizagem em matemática, a ideia do ponto de vista formativo, da avaliação, ela está presente nos PCNs e nas Orientações Curriculares do Estado do Paraná com relação ao ensino de nove anos. Os documentos oficiais propõem uma avaliação processual do desenvolvimento cognitivo no processo de construção do conhecimento. Toda a avaliação deve ser abrangente, considerando e respeitando as etapas do desenvolvimento cognitivo, essa avaliação do ponto de vista de avaliação formativa vai fixar o dialogo com um elo fundamental e necessário entre o professor e o aluno, durante o processo de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com