TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Da Teoria De Orem

Artigo: Resumo Da Teoria De Orem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  3.022 Palavras (13 Páginas)  •  2.257 Visualizações

Página 1 de 13

Diagnostico de enfermagem numa gestante de alto risco baseado na teoria do autocuidado de Orem

A ciência da enfermagem esta pautada numa ampla estrutura teórica e, o processo de enfermagem é o cerne da profissão, é importante a sua utilização na assistência ao paciente, para nortear a pratica da enfermagem. É necessário que esse processo seja embasada numa teoria, para que possibilite não apenas nortear sua pratica, bem como viabilizar e tornar concreto os resultados dessa assistência. Na execução do processo de enfermagem o autocuidado deve ser um dos objetivos, para que os pacientes seja estimulados a participar de forma ativa na terapêutica, tornando-se correspondentes na condução e nos resultados da assistências.

Esta pesquisa foi realizada com uma gestante de alto risco, com diagnostico medico de placenta previa, através da implementação do processo de enfermagem embasado na teoria do autocuidado, visando a redução dos déficit de autocuidado (AC) .

A gestação e a placenta previa

Gestação é caracterizada por alterações fisiológicas, físicas e emocionais, vivenciados de forma distintas por cada mulher. São alterações de fatores hormonais e mecânicos normais durante o estado gravídico.

Contanto a alguns fatores que podem trazer risca a para a mãe e para o concepto, exemplo da placenta prévia.

A gestante precisa ser acompanhada sistematicamente durante a evolução da gravidez.

Durante esse acompanhamento os profissionais de saúde devem realizar intervenções preventivas, educativas e terapêuticas. Deve-se também orientar, incentivar e ajudar o autocuidado necessário. Ressalta-se a relevância destas intervenções, tendo em vista que um outro ser esta sendo formado, e que, se estes cuidados não forem efetivados, mãe e filho correm risco de vida.

No caso de uma gestante com placenta previa, estes cuidados dever ser intensificados e monitorizados, pois este diagnostico é um dos principais fatores de prematuridade e letalidade materna.

A placenta previa esta implantada no canal cervical, que não é o sitio normal de implantação placentária. A cervix, no terceiro trimestre de gestação, modifica-se intensa e gradualmente, ocasionando hemorragia placentária. Caso não haja interferência terapêutica, pode provocar hemorragias graves, podendo levar a óbito materno.

A teoria geral de enfermagem de Dorothea Orem

A Teoria do auto cuidado é formada por três constructos teóricos que são relacionados entre si: a Teoria do Autocuidado (AC), a Teoria do Déficit de Autocuidado e a Teoria dos Sistemas de Enfermagem. AC é a prática das ações que os indivíduos iniciam e executam por si mesmos.

As capacidades de autocuidado são as habilidades que o indivíduo possui, que o faz realizar as suas atividades de autocuidado.

As demandas terapêuticas de autocuidado,são as ações necessárias e confiáveis para controlar tudo o que prejudica o desenvolvimento e a regulação do corpo humano. Essas ações diferem em seus aspectos, na sua constituição e estabilidade, conforme os requisitos de autocuidado que lhes deram origem. Esses requisitos são classificados em universais - comuns a todos os

indivíduos, em todos os seus estágios de desenvolvimento; de desenvolvimento - relacionados as etapas do desenvolvimento humano e com os fatores intervenientes; e de desvios de saúde - relacionados aos problemas de ordem funcional, genética, bem como o diagnóstico médico e meios de tratamento.

A Teoria do Déficit de Autocuidado é o substancial da Teoria de OREM, pois é nela que se mostra quando a enfermagem é necessária quando os indivíduo são insuficientes para satisfazer as suas demandas terapêuticas de AC.

Na Teoria dos Sistemas de Enfermagem, Orem

classificou três sistemas de enfermagem

Sistema Totalmente Compensatório, ao qual o paciente é incapaz de realizar o autocuidado, pois as suas ações são limitadas;

Sistema Parcialmente Compensatório, onde o enfermeiro e o paciente realizam medidas de cuidado;

Sistema Apoio-educação, onde o paciente realiza e regula suas atividades de autocuidado

O processo de enfermagem de OREM compreende as fases de diagnóstico e prescrição, planejamento, produção e administração.

Metodologia

Trata-se de um estudo descritivo, com uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista semi-estruturada, utilizando um roteiro que enfocava os seguintes aspectos da teoria de OREM: levantamento de fatores condicionantes, demandas terapêuticas para o AC, capacidades e habilidades do paciente para atender essas demandas, e os déficits de autocuidado .

A pesquisa foi realizada inicialmente no domicílio da paciente, e posteriormente na maternidade

onde a mesma foi submetida a uma cesária de emergência.

A paciente foi acompanhada por quatro dias sucessivos, nos quais, diariamente era realizada a sua avaliação e identificados os déficits de autocuidado, bem como os respectivos diagnósticos de enfermagem. Para realizar a identificação dos diagnósticos de enfermagem adotou-se

o processo de raciocínio diagnóstico. A partir da identificação dos diagnósticos

de enfermagem, primeira fase do processo de Orem, foi traçado o planejamento da assistência de enfermagem. Esse planejamento passou por modificações de acordo com as avaliações. Todas as etapas do processo foram implementadas tendo como meta primordial levar a paciente a realização do autocuidado.

Resultados e discussões

Aplicação da teoria

Historia da paciente

A senhora V., brasileira, casada, funcionária pública federal, graduada em Ciências Contábeis, 30 anos, 1,56 m, pesando 64 Kg, grávida do 2º filho, no 8º mês. Seu 1º filho tem 1 a e 9 m. No 5º mês desta 2ª gestação apresentou pequeno sangramento vaginal, que foi diagnosticado placenta prévia, levando-a a repouso absoluto, a conselho médico. No momento não apresenta sangramento. O parto será do tipo cesárea.

Na cesárea será retirado o seu único ovário,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com