TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Do Artigo: Gestão De Recursos Hídricos No Distrito Federal

Por:   •  13/6/2023  •  Resenha  •  837 Palavras (4 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE BRASLIA

DISCIPLINA: GESTÃO DE RECURSOS HIDRICOS

RESUMO DO ARTIGO: GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS NO DISTRITO FEDERAL

O artigo apresentado faz a análise do Sistema de Gerenciamento Hídrico do Distrito Federal, estabelecendo uma comparação com o Sistema Nacional de Gerenciamento Hídrico. Essa comparação é realizada através da comparação entre a legislação federal e distrital que regulam e disciplinam as políticas de recursos hídricos de cada uma das esferas do poder federativo. Além disso, é utilizado como comparação a adoção das bacias hidrográficas como unidades de planejamento.

Para iniciar a análise comparativa dos sistemas de gerenciamento o artigo introduz a disposição de água no Brasil, caracterizada por uma rica disponibilidade que atende aos diversos usos do recurso. Apesar disso, a água é considerada um bem escasso e que tem sido demasiadamente disputado, principalmente por pressões como o aumento demográfico que representa um fator de potencialização da baixa disponibilidade do recurso.

A caracterização geográfica é um dos pontos de partida para entender a discussão proposta pelos autores, nesse sentido são apresentadas informações sobre a disposição da distribuição hidrográfica do DF. Um dos pontos chaves da discussão é a pressão demográfica como fator de impacto para a exploração dos recursos hídricos no DF, além disso a disposição do território da unidade da federação se encontra em áreas de relevo plano a suave ondulado ou vales dissecados que corresponde a aproximadamente 35% da área total.

Para apresentar a divisão hidrográfica do DF, é retomada a questão que apresenta a disponibilidade de água no Brasil e no DF, destacando fatos como o contraste entre a alta concentração dos recursos hídricos no país e a menor disponibilidade do recurso, per capita, na capital. No entanto o Distrito Federal possui uma grande importância para as baias hidrográficas do país e do mundo, pois os rios que nascem na região desaguam em até mesmo fora do território nacional. As águas superficiais possuem uma importância para o abastecimento da região.

Um dos pontos levantados no trabalho é a má gestão da água como fator de indisponibilidade hídrica em cenários ocorridos na região. Um fato apresentado que demonstra a pressão sobre as águas subterrâneas do DF é a exploração dessas águas usada por meio de poços tubulares profundos e cisternas para abastecimento dos condomínios irregulares, responsáveis pela rápida expansão urbana ocorrida nos últimos vinte anos. O DF intercepta três regiões hidrográficas, sete bacias hidrográficas e trinta e seis unidades hidrográficas.

Os usos d’água são fontes para ilustrar como ocorrem as pressões que a exploração do recurso, tanto a nível nacional como na esfera local, considerando essa menor unidade o Distrito Federal. Assim como em todo o mundo, a irrigação para agricultura é um dos maiores demandantes de água, fator que se repete tanto no Brasil como no DF. Em seguida os usos urbanos e industriais ocorrem como maiores demandas, nos dois níveis territoriais analisados. Todos esses aspectos se relacionam com os conflitos ligados a água, que possuem características que vão desde as pressões demográficas e usos irregulares a pressões por uso agrícola e contaminação por agrotóxicos e esgoto tratado incorretamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com