TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Edificio Master

Dissertações: Resumo Edificio Master. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  876 Visualizações

Página 1 de 3

Laisa Natalia Nunes da Conceição

Resumo do Documentário: Edifício Master

Data: 24/01/2013

A partir de uma analise do documentário pode-se observar que o Edifício Master localizado em Copacabana, Rio de Janeiro, é um edifício com um grande número de apartamentos pequenos, sem muito conforto e pouca privacidade, onde mora um número grande de pessoas.

De modo geral, é realizado um passeio pelas diversas casas de moradores do Edifício, mostrando suas particularidades e a diversidade concentrada em um só lugar. O documentário transpassa por momentos que nos mostram a solidão de seus moradores até períodos de alegria, com cenas de aniversários, romances, são pessoas com histórias diferentes que comungam do mesmo espaço fazendo do edifício um lugar de grande diversidade de pensamento. Percebi também, uma enorme solidão em cada um que ali habita, fazendo com que assim as histórias se cruzem.

Uma característica marcante que observei, foi certo desequilíbrio de quase todos os moradores entrevistados. Algumas pessoas com uma carga emocional aflorada, vinda de vivências conflituosas. Exemplos, uma moça culta que fala e escreve inglês fluentemente, mas, tem medo até de olhar paras pessoas, fechando-se assim em seu mundo repleto de neuras.

Um senhor com uma vida muito ativa em outro país proporcionando-lhe uma situação financeira boa, deixando tudo para os filhos, hoje vive em um apartamento simples e pequeno com suas recordações. Uma jovem que, talvez não tendo alternativa, se tornou garota de programa para sustentar a filha. Um homem já de idade que viveu grande parte de sua vida nos palcos representando, tendo fama e glamour, hoje vive só, mas, mesmo assim se preocupa com as pessoas de mais idade que ali moram.

A estudante que teve de cortar o cordão umbilical com a família, agora tem que se virar sozinha. A filha de uma família conservadora que teve de enfrentar a vida sozinha com seu filho pequeno, em uma realidade bem diferente da que vivia. Um trabalhador do próprio edifício, que ainda sofre por ter sido abandonado quando bebê.

Algumas senhoras já de idade, que não tendo mais uma família para cuidar, buscam companhia para não ficar totalmente sós. A avó que cuida do neto com todo carinho, fazendo o papel de pai e mãe. Tudo isso retrata com muita clareza a grande complexidade que envolve o ser humano, bem como sua dinâmica social, sua vivência, suas escolhas, suas rotinas.

Algo muito interessante também são as histórias que os moradores antigos contam sobre o prédio, como o mesmo fora cenário de grandes conflitos sociais, os quais uma das entrevistadas relata como a ocorrência de casos de suicídio, mortes e prostituição. E que, como reflexo de uma administração diferente, o ambiente tornou-se mais “tranquilo”, o que mostra a figura do administrador Sérgio, o sindico, é um dos “ricos” personagens com que nos deparamos no documentário: – Eu começo com Piaget, senão funcionar vou pro Pinochet (...) essa fala evidenciou o controle que Sérgio tem a respeito de que o personagem “sindico do prédio” deve mostrar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com