TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo "Estado Da Arte"

Casos: Resumo "Estado Da Arte". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  700 Visualizações

Página 1 de 5

Resumo do texto “AS PESQUISAS DENOMINADAS ‘ESTADO DA ARTE’”

Nos últimos quinze anos tem se produzido um grande número de pesquisas

que podem ser chamadas tanto de "Estado da arte" quanto "Estado do conhecimento". Essas pesquisas de cárater bibliográfico tem como desafio mapear e

debater a produção acadêmica em diferentes áreas do conhecimento.

1. O que move os pesquisadores

Muitos pesquisadores podem ter a sensação de que não possuem conhecimento total a acerca do assunto abordado, pois há um grande número de pesquisas acadêmicas e progressivamente com cada mais qualidade. O grande desafio é conhecer o que já foi construído e produzido, como fala no texto da Dra. Norma Ferreira, para então buscar algo ainda não feito, estas são pesquisas de levantamento e de avaliação do conhecimento sobre determinado tema.

2. Os catálogos

Os pesquisadores tem como fontes básicas de referência para realizar o

levantamento dos dados e as suas análises, principalmente, catálogos de faculdades,

institutos, universidades, associações nacionais e órgãos de pesquisa. Para um melhor rastreamento, por tema, autores, assuntos, datas, áreas, etc. E assim, contribui para divulgação dos trabalhos acadêmicos e organização, surgindo, dessa maneira, novas formas de produção e de consumo. Mas o uso de catálogos é a forma mais popular para levantamento bibliográfico, mas pode ser em impressos, PDF ou também CD-ROM.

Motivação da produção de catálogos, segundo Norma Ferreira: “Devido ao anseio manifestado das universidades de informar à comunidade científica e à sociedade sua produção, socializando e, mais do que isso, expondo-se à avaliação Por outro lado, é uma resposta exigida por uma sociedade que vê, agora, a universidade como prestadora de serviços e que, por isso, deve ser avaliada.”

Segundo Chauí (1999), essa avaliação passa a ser medida pela sua produtividade e não pela sua qualidade, importando apenas: quanto foi produzido, em quanto tempo e qual foi o custo.

A organização dos catálogos é feita pela ideia de acumulação, com o objetivo de ter a totalidade dos avanços no conhecimento cientifico em só lugar, possibilitando uma otimização da pesquisa podendo assim buscar uma originalidade no projeto - fazer algo ainda não feito já que houve uma conectividade em buscar todas as informações já existentes.

Os títulos são normalmente criados pelos próprios autores das dissertações de mestrado e teses de doutorado e informam ao leitor do catálogo a existência de tal pesquisa, anunciando principalmente a informação principal do trabalho.

Como os catálogos não irão atender só a universidade local mas a uma comunidade de pesquisadores, ele precisa ser complexo, assim, constatou-se que não basta referências limitadas, como: título do trabalho, nome do autor e orientador, data e local, por isso são incluídos os resumos nos catálogos.

Elementos que devem conter no resumo: objetivo principal, a metodologia utilizada (estado da arte, no caso) na abordagem do problema proposto, instrumento teórico, técnicas, sujeitos e métodos de tratamento dos dados, resultados e conclusão.

2.1. Os resumos das dissertações e as teses nos catálogos

Quando não é encontrado resumo pelos organizadores dos catálogos, acarretam diferentes práticas. Em alguns casos, os organizadores optam por colocar apenas os dados bibliográficos da pesquisa. Em outros casos, os organizadores do catálogos podem elaborar resumos conforme critérios pré-estabelecidos para dissertações ou teses que eles não tiveram acesso ou não trazem seu texto no interior.

Nota-se que muitas vezes o autor da própria dissertação ou da tese torna-se

autor de vários resumos atendendo às exigências de seu programa de pós-graduação.

Um, que constará em uma das primeiras páginas de sua pesquisa; outro que

acompanhará o formulário da ANPED (para aqueles que estão inscritos nos programas

ligados à Educação); e, aquele que cumpre às solicitações da CAPES. Para cada um

deles, diferentes exigências quanto ao número de linhas, tamanho das letras e o que

deve constar.

No caso dos catálogos informatizados, normalmente, os resumos apresentados são reproduções dos impressos, porém podem conter mudanças tipográficas (desaparecimento do espaço do parágrafo, orações juntas num mesmo período, diminui-se o tamanho das letras, encurta-se o espaço entre parágrafos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com