TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo A Arte Da Guerra

Ensaios: Resumo A Arte Da Guerra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  1.014 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

Livro: A Arte da Guerra

Autor: Sun Tzu

O livro a arte da guerra é considerado um livro com conceito de estratégia, por mais, que o seu tratado seja puramente militar, podemos sim, usar os conselhos e ensinamentos no nosso dia a dia, principalmente, no mercado de trabalho, olhando a concorrência como inimigo e o mercado de trabalho como o campo de batalha, basta, enxergarmos com clareza o que Sun Tzu queria nos passar.

Para Sun Tzu, devemos avaliar bem os nossos inimigos, as possibilidades de vitória e como conduzir o nosso exército (o nosso próprio eu) sem perder os fatores necessários que são: o caminho, o tempo, o espaço, a disciplina e a liderança. Para assim, obtermos todos o conhecimento da batalha e fazer de tudo para vencer.

Uma “guerra” não é fácil, tem que ter praticamente tudo em mãos, pois, movimentos bem calculados, poderão acabar com ela logo, sendo assim, quanto menos ela demorar, significa que mais eficiente somos de ante de uma situação, assim poupando o envolvimento de outras pessoas e não estará a prolongando por mais e mais tempo, tornando a pior.

Para poder vencer é necessário colocar suas ideias em pratica, sim seria muito mais fácil vencer uma guerra sem lutar, mas no mundo em que vivemos é totalmente diferente, devemos ir atrás do que queremos, devemos saber quando combater e quando bater, pessoas ágeis tem o poder da invencibilidade, tem conhecimento de toda situação e nunca desiste da vitória mesmo estando em vantagem com os outros, acabam superando a si próprio.

Organização e força são imprescindíveis, pois, com essas duas coisas, é possível um ataque regulado com precisão. Devemos ser o mais sociável e flexível possível, assim, podendo se adaptar a qualquer ambiente e pessoa, assim, já tendo um diferencial para combater o nosso inimigo. Jamais, perder nenhuma oportunidade, em uma delas pode estar a sua vitória e nunca desprezar a qualidade alheia.

Depois de tudo pronto, devemos tornar tudo a nosso favor e saber que somente as circunstancias devem ditar a conduta e manter-se sempre disposto a algo novo, as armadilhas da vida e preparado paro o pior.

Por isso, é importante sabermos da posição dos nossos inimigos e principalmente a nossa, pois, se não sabermos qual é a nossa posição, jamais, estaremos pronto para uma guerra e hoje em dia, não querem saber se estamos prontos ou não, sempre haverá um novo campo de batalha que devemos enfrentar, seja ele em casa, no trabalho, na rua ou onde quer que esteja, devemos estar preparados para enfrentar tudo que nos quer atingir.

Sun Tzu diz: “Seja vigilante e esclarecido. Mostre-se seguro, simples e impassível. Fique de sobreaviso, mas com aparência serena. Sempre desconfie de tudo, mas aparente confiança. Seja secreto, embora pareças fazer tudo a descoberto”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com