TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Filme Charles Chaplin

Monografias: Resumo Filme Charles Chaplin. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2015  •  1.698 Palavras (7 Páginas)  •  512 Visualizações

Página 1 de 7

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO – FUCAMP

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – FACIHUS

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

RESENHA DO LIVRO: “A META”

NEI TOMAZO

MONTE CARMELO – MG

FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO – FUCAMP

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – FACIHUS

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

RESENHA DO LIVRO: “A META”

Resenha apresentada como requisito parcial de avaliação na disciplina Teoria Geral da Administração – TGA, no 1º Período do Curso de Administração – Turma II, sob a avaliação do Prof. Me.

Aluno: Nei Tomazo

MONTE CARMELO – MG

SUMÁRIO

1 FICHA TÉCNICA 3

1.1 Breve resumo do livro 3

2 RESENHA DO LIVRO 4

3 PARALELO ENTRE LIVRO E A DISCIPLINA..............................................................5

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS................................................................................................7

REFERÊNCIAS 8

1 FICHA TÉCNICA

Título: A Meta: um processo de melhoria continua (The Goal: a process of ongoing improvement)

Autores: Eliyahu M. Goldratt, Jeff Cox

Ano de Lançamento: 1984

Pais: EUA

Editora: Nobel, 2002

Tradutor: Thomas Cobertt Neto

Resenhado por: Nei Tomazo

1.1 Breve resumo do livro

O livro “A Meta” trata das dificuldades enfrentadas pelo gerente de uma fábrica, em administrar sua empresa, com o objetivo de evitar a falência.

Como tem um tempo limitado para melhorar o desempenho da fábrica, o gerente não mede esforços em encontrar e descobrir procedimentos, para tornar competitiva a fábrica sob sua responsabilidade. Vem então a evolução do processo de raciocínio da teoria das restrições, que pode ser entendida como uma ampliação do pensamento da tecnologia de produção otimizada, atingindo, assim, a meta, que corresponde ao propósito global da organização.

2 RESENHA DO LIVRO

Com um grande desafio, o livro “A Meta” fala sobre as dificuldades que um gerente de uma fábrica tem para administrar bem e evitar a falência. Alex Rogo o gerente, estava trabalhando com muita pressão do Vice-presidente, que lhe cobrava pedidos que já estivesse atrasados, sua unidade ia mal, sua vida pessoal, também não estava bem, pois ele não tinha mais tempo para a família e se focava somente no trabalho, sem pensar nos limites ou em normas internas, para que pudesse dar tempo de entregar o pedido que o vice-presidente o cobrara desta forma, estava ficando muito chateado, nervoso. Com tudo isso acontecendo, pelo menos uma notícia boa Alex teve, chegou a ele uma convocação de uma reunião, na qual iam lhe dar a notícia que as coisas iam melhorar. A solução seria focar nos gargalhos, fazer com que os elos fracos fiquem mais fortes melhorando o fluxo e aumentando o lucro.

Alex tem como Mentor Jonah, que o estimula a tirar a fábrica do sufoco que esta passando e consegue descobrir que a solução é ganhar dinheiro e isso é a META de Alex. Sempre com auxílio do mentor Jonah, Alex e sua equipe vão descobrindo prioridades e ampliando conhecimentos para vencer os obstáculos que não permitem a empresa gerar lucro. No decorrer do processo verificaram que o fato de dar aos robôs mais coisas para produzir aumentou sua eficiência, mas, desde então, estavam terminando cada mês com excesso dessas peças. Perceberam que estavam transformando o tempo ocioso em tempo de processo aumentando as pilhas de inventário e a despesa operacional.

Dois tipos de recursos:

• Gargalos – é aquele recurso cuja capacidade é igual ou menor do que a demanda colocada nele.

• Não gargalos – qualquer outro recurso cuja capacidade é maior que a demanda colocada nele.

O que tiveram que fazer foi encontrar capacidade suficiente para que os gargalos se tornem mais iguais à demanda de mercado. Estavam fazendo com que os gargalos trabalhassem em peças que não contribuíam para o ganho. Tempo perdido em um gargalo significa perda de ganho.

“Todas as vezes que um gargalo termina uma peça vocês estão tornando possível a expedição de um produto acabado” (Goldratt, p.180).

Façam os gargalos trabalharem apenas no que contribuirá para o ganho hoje, orientou Jonah, esta é uma maneira de aumentar a capacidade dos gargalos, outra é tirar a carga dos gargalos passando-os para os não gargalos.

O planejamento do fluxo de produção deve ser desenvolvido tendo como foco as restrições físicas existentes no processo produtivo, o que permite a redução do inventário sem perda do ganho ou aumento de despesas operacionais. A técnica da combinação da produção denominada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com