TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Fundamentos Da Gestão De Custos Curso FGV

Ensaios: Resumo Fundamentos Da Gestão De Custos Curso FGV. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  5.118 Visualizações

Página 1 de 3

CURSO AUTOINSTRUCIONAL: Fundamentos da Gestão de Custos

Carga horária: 5 horas

Objetivo do Curso

O objetivo do curso é destacar as principais diferenças entre a contabilidade gerencial e a contabilidade financeira, enfocando seus relacionamentos com a contabilidade de custos.

Além disso, apresenta os conceitos básicos necessários ao bom desenvolvimento de nosso estudo, bem como a visão da Gestão Estratégica de Custos sobre o conceito de relevância.

Descrição Do Curso

No curso online Fundamentos da Gestão de Custos são apresentados os conceitos básicos necessários ao bom desenvolvimento desse estudo, bem como a visão da Gestão Estratégica de Custos sobre o conceito de relevância

Sob esse foco, o curso Fundamentos da Gestão de Custos está estruturado em quatro unidades que será destacado a seguir:

Unidade 1 – contabilidade de custos;

Unidade 2 – conceitos básicos;

Unidade 3 – conceito de relevância;

Unidade 4 – cenário cultural.

Sendo que as duas primeiras unidades serão descritas a baixo pois são as unidades mais importantes do curso, as duas últimas são aplicações práticas do que é apresentado nas unidades 1 e 2 em forma de exemplos.

Unidade 1 – Contabilidade de Custos

Na apresentação do conceito histórico da contabilidade de custos, inicia –se falando que a Contabilidade de custos nasceu no século XVIII para atender às novas demandas de informação exigidas pela Revolução Industrial.

Até essa época, só existia a contabilidade financeira. A apuração do custo das mercadorias vendidas – necessária à apuração do resultado nos balanços – era extremamente simples.

A produção ficava a cargo dos artesãos, que não constituíam pessoas jurídicas e não precisavam apurar custos.

Nos relatórios financeiros, as empresas comerciais apontavam os custos como sendo o valor pago pelas compras, já que os produtos que seriam comercializados já estavam, geralmente, prontos para sua comercialização.

As indústrias que começaram a nascer no século XVIII trouxeram escala ao trabalho que, anteriormente, era exclusividade dos artesãos.

Dessa forma, o trabalho de apuração de custos começou a ficar muito mais complexo.

A incorporação dos princípios da contabilidade geralmente aceitos à contabilidade de custos foi muito importante para evitar distorções nos relatórios financeiros das empresas que, sob regras rígidas, podem ter seu desempenho financeiro melhor analisado.

Apesar de a contabilidade de custos ter sido criada para atender a objetivos contábeis, sua função mais nobre talvez seja a de apoio à tomada de decisão gerencial.

Contudo, diferentemente da contabilidade de custos usada para fins de apuração de resultado, a contabilidade de custos para fins gerenciais incorporou conceitos de Economia, Administração, Engenharia, entre outros, visando acompanhar as rápidas mudanças do mundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com