TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Fundamentos De Economia

Trabalho Universitário: Resumo Fundamentos De Economia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 4

CONCEITO DE ECONOMIA

Economia é a ciência social que estuda como o individuo e a sociedade decidem ( escolhem ) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as varias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.

Conceitos: escolhas, escassez, necessidades, recursos, produção e distribuição .

CURVA DE POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO

Expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em dado momento do tempo. Trata-se de um conceito teórico como o qual se ilustra como a escassez de recursos impõe um limite á capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção .

FLUXO REAL

Só se torna possível com a presença da moeda, que é utilizada para remunerar os fatores de produção e para o pagamento dos bens e serviços .

FLUXO MONETÁRIO

São os bens e serviços dos fatores de produção. O fluxo real e monetário são fluxos contínuos .

MONOPÓLIO

O mercado monopolista caracteriza-se por apresentar condições diametralmente opostas ás da concorrência perfeita. Nelas existe um único empresário ( empresa ) dominando inteiramente a oferta, de uma lado, e todos os consumidores, de outro. Não há, portanto, concorrência, nem produto substituto ou concorrente. Nesse caso, ou os consumidores se submetem ás condições impostas pelo vendedor, ou simplesmente deixarão de consumir o produto .

OLIGOPÓLIO

O oligopólio é um tipo de estrutura normalmente caracterizada por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Ele pode ser definido como um mercado em que há pequeno número de empresas, como a industria automobilística, ou então em que há grande número de empresas, mas poucas dominam o mercado, como na indústria de bebidas .

EQUILÍBRIO ENTRE OFERTAX

O mercado de um produto encontra-se em equilíbrio quando as quantidades oferecidas desse produto são iguais às quantidades procuradas. O preço para o qual as quantidades oferecidas vão ser iguais às quantidades procuradas é o preço de equilíbrio. A quantidade de equilíbrio é a quantidade em que tanto a procura como a oferta são iguais .

ECONOMIA E DIREITO

Seria o emprego dos instrumentais teóricos e empíricos econômicos e ciências afins para expandir a com compreensão e o alcance do direito, aperfeiçoando o desenvolvimento, a aplicação e a avaliação de normas jurídicas, principalmente com relação às suas consequências.

MÉTODO INDUTIVO

É um método que para chegar a demonstração da verdade, parte de fatos isolados, comprovados, e chega a uma conclusão genérica.

Ex: Todos os cães que foram observados tinham coração. Logo, todos os cães têm um coração.

MÉTODO DEDUTIVO

Este método não produz conhecimentos novos, parte dos conhecimentos já existentes e que estavam implícitos para gerar novas conclusões.

Ex.: Todo mamífero tem um coração. Ora, todo cão é um mamífero. Logo, todos os cães têm um coração.

ECONOMIA POSITIVA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com