TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Fundamentos Serviço Social

Pesquisas Acadêmicas: Resumo Fundamentos Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  806 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo de Fundamentos IV.

Ditadura: Neste período, está consolidada a ditadura militar no Brasil, que se inaugurou no dia 01/04/1964 e que somente se findou em 1985,tendo entre suas características marcante o atentado aos direitos civis, humanos e políticos dos brasileiros. Durante a ditadura militar por meio de Ato Institucional, suprimiu as eleições diretas e democráticas no país para o cargo de presidente da republica e posteriormente também para governadores. O Congresso Nacional foi livre de qualquer posicionamento que representasse ameaça a ordem instituída em abril de 1964. Não obstante, este trabalho ideológico também contaminou a imprensa, que foi perseguida com censuras e com atentados a vida dos jornalistas e outros profissionais.

João Figueiredo: Posse em 15 de março de 1979 mais longo do regime militar. Último governo da ditadura. Deixou o poder em 1985 por meio de uma eleição indireta que devolveu os presidentes civis ao regime político brasileiro. Demonstra sua fragilidade e incapacidade de manter a ditadura no poder perante uma forte crise econômica e social, tendo que enfrentar as mobilizações populares.

Década Perdida: Característica da década de 1980 foi nesta década que ficou conhecida como a “década perdida” no ponto de vista econômico pelo seu fraco desempenho econômica na América Latina.

Década de 1980: ficou conhecida como a “Década Perdida” pelo seu fraco desempenho econômica na América Latina. Diretas Já: movimento iniciado na década de 1980 teve grande incidência junto à população, não se vinculando a nenhum recorte específico da sociedade civil, ganhando ruas em concentrações com milhares de participantes unindo diversas bandeiras, foi determinante para a abertura do Regime, ainda não tinha conseguido ter êxito imediato em suas revindicações, revelando que o Regime Militar não teria mais condições de se manter no poder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com