TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo História Da Dança

Artigo: Resumo História Da Dança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 2

muscular (tension – release) a partir da região pélvica, absorvendo e liberando a energia vital da alma, onde o gesto fundamental destacava-se no nível do tronco transcendendo os limites do corpo e chegando ao movimento genuinamente orgânico que transmitisse verdadeiramente as emoções. A técnica de Graham percorreu o mundo, norteando até hoje os ensinos da dança, inclusive no Brasil.

Outros nomes importantes nesse contexto e também intérpretes da teoria de Martha Graham são Erik Haukins (1909-1994), responsável por criar o método “Normative Theory of Movement”, que também defendia o a origem do movimento a partir da pélvis, e Merce Cunningham (1919-2009), que propunha um conjunto de movimentos e ações dramáticas ilógicos e não necessariamente coordenados ao espectador que, correspondia de maneira particular diante do que lhe era apresentado.

Na escola de dança moderna alemã, os estudos da dança tem a colaboração de Émile Jacques Dalcroze (1865-1950), procurando desenvolver no bailarino uma consciência rítmica para explorar o movimento. Já Rudolf Von Laban (1879-1958), desenvolveu estudos considerando o ser humano como parte da natureza, inserindo- o nessa situação buscando o retorno aos movimentos naturais, na sua espontaneidade e riqueza, e, na vivencia de cada um deles a acarretar um movimento amplo e profundo em quem o pratica. Através do seu sistema de Análise do Movimento, constituído a partir dos fatores de fluência, espaço, peso e tempo, enfatizou a parte fisiológica e psíquica, que levam o homem a se movimentar.

Sobressaem-se, partindo dessas ideias a bailarina Mary Wigman (1886-1973),que mostrou a dança representada por um expressionismo contundente, que contava a sua visão trágica da vida. Pontuou o uso de máscaras que outrora foi tão criticada por Noverre, como meio de libertação do bailarino; Kurt Joss (1901-1979), que acreditava na busca pelos movimento mais significativos através da emoção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com