TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo O Monge E O Executivo

Artigo: Resumo O Monge E O Executivo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  3.427 Palavras (14 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 14

Resumo do livro: O MONGE E O EXECUTIVO: UMA HISTÓRIA SOBRE A ESSÊNCIA DA LIDERANÇA.

A história começa falando de um homem chamado John Daily, gerente-geral de uma grande indústria, deixou tudo de lado, para passar uma semana inteira em um mosteiro ao norte de Michigan, um mosteiro autêntico cercado por um belíssimo jardim, com frades, cinco serviços religiosos por dia, cânticos liturgias, comunhão, alojamentos comunitários. Não foi fácil sua decisão, mas ele resolveu ir.

Quando criança, ele foi batizado na igreja luterana, na oitava série foi crismado na igreja luterana, até então tudo vínculo com o nome Simeão, até mesmo em seus sonhos aparecia um homem velho e dizia: “ache Simeão e ouça”. Ele sempre acordava nesta hora, suando frio. Ele nunca soube certo se havia algum significado com o nome Simeão, mas ao contrário sua mulher Raquel achava que sim.

Em 1990, John estava em um momento de glória, estava empregado em uma indústria de vidro plano e era gerente-geral, sendo o mais jovem gerente-geral da história da companhia. John e Raquel sua esposa, se conheceram na Universidade de Valparaíso, no estado de Indiana, onde ele se formou em Administração de Empresas, e ela em Psicologia. Raquel sua esposa sofria muito com a infertilidade, decidiram em adotar um filho, um menino, assim que ele nasceu foi dado também o nome de John como o pai. Depois de dois anos Raquel inesperadamente ficou grávida de uma menina, e deram o nome de Sara, o outro milagre recebido. Eles tinham um apartamento na cidade e uma casa muito bonita as beiras do lago Erie onde percorriam com barco à vela ou jet-ski, dois carros novos na garagem, férias duas vezes por ano, uma poupança respeitável, aparentemente uma vida muito boa, mais é claro as coisas não são tão boas quanto parecem. Um dia Raquel disse que não estava se sentindo bem no casamento, o relacionamento com os filhos também não ia bem. A empresa também passava por transformações, o meu chefe já não estava muito satisfeito comigo, mas a gerente de recursos humanos estava comigo, e pediu que eu mudasse meu estilo de liderança, onde John ficou irritado, ele a considerava cheia de teorias, enquanto ele se preocupava com resultados, e nada mais estava dando certo. Muito angustiada Raquel sugeriu que John conversasse com o pastor da igreja, ele nunca foi um sujeito religioso e não queria que a igreja interferisse em seu problema, mas resolveu atender ao pedido da esposa. O pastor sugeriu para que John se afastasse durante alguns dias para tentar refletir, e colocar em ordem nas coisas. O pastor recomendou para participar de um retiro, em um pequeno e desconhecido mosteiro cristão chama do João da Cruz, localizado perto do lago Michigan. Explicou que o mosteiro abrigava de trinta a quarenta frades da ordem de São Bento, os frade viviam centrados em três premissas – oração, trabalho e silêncio.

John ouviu tudo aquilo sem dar maior importância, certo que jamais seguiria a sugestão. Mas quando John estava saindo, o pastor disse que um dos frades era Leonard Hoffman, um ex-executivo de uma das maiores empresas dos Estados Unidos. Aquilo chamou sua atenção, que sempre quisera saber do lendário Len Hoffman. Chegando em casa contou a Raquel, entusiasmada disse que era exatamente o que ela iria sugerir.

Para encurtar a história John resolveu ir, Raquel o levou até o mosteiro sombrio, e que fazia aquele enorme sacrifício por ela, chegaram à entrada de João da Cruz ao anoitecer, o cenário era lindo mais fiquei quieto, disse para ela cuidar bem das crianças e da casa meu amor, quem sabe depois desta semana eu me torne um cara perfeito e desista de tudo para virar frade, muito engraçado disse Raquel a John respondeu enquanto me abraçava e me beijava saiu deixando uma nuvem de poeira.

John chegou à entrada, lá encontrou uma área de recepção mobiliada com simplicidade, um homem apresentou-se, era o padre Peter, ajuda a dirigir a casa de hóspede, ele falou você deve ser John Daily, todos o receberam com grande alegria, John ficou hospedado em um quarto junto com mais uma pessoa.

A programação para a semana segundo Peter, além das cinco, cerimônias religiosas diárias, terão aula durante sete dias, as aulas serão neste edifício, das nove as onze da manhã e das duas as quatro da tarde, nas horas vagas vocês poderão passear, ler estudar, conversar com os nossos guias espirituais, descansar, ou fazer o que desejar. A única área interditada é a clausura, onde os frades comem e dormem. John perguntou o porque Peter chamava frades como irmão e outros como padre, ele respondeu padre são sacerdotes ordenados, ao passo que irmãos são leigos de diferentes setores, todos nós fizemos votos de trabalhar junto, e compartilhar nossas vidas. Os trinta e três padres têm igual status aqui. John pediu de Len Hoffman, Peter respondeu ele irá dar o curso de liderança esta semana, você irá gostar muito, á dez anos o reitor deu o nome a Len Hoffman o nome de irmão Simeão. John foi para o quarto, com uma sensação assustadora, com a sensação de já ter vivido um momento semelhante “Irmão Simeão”. Ele pensou! E achou muito esquisito. No quarto estava o pregador batista que já estava dormindo, foi dormir e a mente pensava loucamente ache Simeão e ouça-o! Ele só percebeu o toque do despertador.

No outro dia, John acordou cedo e foi para a capela, ainda escuro, a capela era de madeira velha e hexagonal estava impecavelmente conservada, as paredes eram lindamente adornadas com janelas de vidro colorido, cada um retratando uma sena diferente, com o teto alto, como o de uma catedral, se erguia acima das seis paredes e convergia no centro para formar o campanário. Havia centenas de velas por todo o santuário, espalhando sombra nos vidros coloridos, criando um interessante caleidoscópio de formas e matrizes.

O relógio de John marcava cinco e vinte e cinco, mas apenas a metade das trinta e nove cadeiras estava ocupada, os frades vestiam longos hábitos pretos com cordões amarrados na cintura, e os participantes do retiro receberam folhetos para acompanhar mas, John ficou perdido e só ficou ouvindo texto gregoriano o que ele gostava especialmente. Assim que a cerimônia terminou, os frades saíram em fila indiana, John tentou distinguir quem era Len Hoffman. Depois da cerimônia religiosa John foi pesquisar sobre Leonard Hoffman, achou mais de 10 mil itens ficando fascinado, descobriu que ele formara-se em Administração de Empresas pela Faculdade Lake Forrest State, em 1941. Pouco depois, os japoneses atacaram Pearl Harbor, tirando a vida de seu melhor amigo de infância, um golpe arrasador que o levou juntar-se a milhares de jovens que se alistaram nesta ocasião. Hoffman entrou para a Marinha como oficial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com