TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Organização Mundial Da Saúde

Exames: Resumo Organização Mundial Da Saúde. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2013  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  708 Visualizações

Página 1 de 7

Organização mundial da saúde

A OMS é uma entidade governamental, mantida financeiramente pela constribuição dos países membros. A OMS tem por missão levar do mundo o mais alto nível de saúde para a população mundial. A constituição da OMS entrou em vigor 7 se abril de 1948, data oficial da sua fundação, por isso nesse dia é celebrado anualmente o dia mundial da saúde.A

Foi feita uma conferência para a fundação da liga das nações, que de depois foi chamada de organizações das nações unidas (ONU), em 1945 na Califórnia, com as participações de três delegações chinesa, norueguesa e brasileira, tendo que a norueguesa se retirar, então coube às delegações da China e do Brasil fazerem uma proposta conjunta, no dia 28 de maio de 1945, essa proposta foi aprovada, e a saúde foi reconhecida como campo de interesse internacional, de tal forma foi incluída na carta da ONU.

Organização Pan-Americana de saúde

Em 2002, a organização Pan-Americana de saúde (OPS), ao completar o seu primeiro centenário, firma-se como a mais antiga organização de as saúde do mundo e cumpre seu papel na promoção e coordenação dos esforços dos países nas três Américas para combater as doenças, prolongar a vida e melhorar o bem-estar físico e mental de todos os seus povos.

A OPS também serve como escritório regional da OMS para as Américas.

Conselho internacional de enfermeiras

O internacional council of nurse (ICN) é uma federação de organizações nacionais de enfermagem, que tem como missão representar enfermeiros de todo o mundo.

O ICN é uma entidade econômica e politicamente independente, autônoma, composta de mais de 120 associações nacionais de um milhão de enfermeiros, realiza eleições de quatro em quatro anos e é dirigida por quinze membros.

Como funciona o ICN?

O órgão deliberativo e soberano do ICN é o conselho de representantes nacionais (CRN).

O CRN corresponde á assembleia geral da ONU, embora, no CRN não exista a figura do conselho de segurança, composto de cinco países com direito a veto. Abaixo do CRN existe uma diretoria, composta por 15 membros, representando todas as regiões ou áreas geográficas do mundo e eleitos pelo CRN, para um mandato de quatro anos, com direito a uma reeleição, exceto o cargo de presidente. O CRN delibera e decide as prioridades,a diretoria determina as estratégias possíveis e o STAFF tem a missão de executar essas decisões.Como atua o ICN?A entidade presta assessoria e consultoria a enfermeiros, que sejam lideres nacionais em seus respectivos países, para a organização de suas associações ou para implementação de algum projeto sobre sistemas de enfermagem, regulamentação da profissão, preparação de lideres para negociação coletiva, liderança para a mudança, classificação internacional da prática de enfermagem, entre outros projetos, com recursos obtidos de agências internacionais para o desenvolvimento.

Federação Pan-Americana de profissionais de enfermagem (FEPPEN) e comitê internacionais católico de enfermeiras e assistentes médico-sociais (CICIAMS). Além do ICN,a enfermagem brasileira esta filiada a Federação Pan-Americana de profissionais de enfermagem(FEPPEN), desde 1969,embora essa federação tenha sido oficialmente criada em 1970.Muitas tentativas para criação de uma organização regional de enfermagem para as Américas já haviam sido feitas.A segunda guerra mundial e suas consequências dificultaram o procedimento dessa empreitada na ocasião.Em novembro de 1970,a federação Pan-Americana de enfermeiras/os,foi legalmente constituída quando da realização do seu I congresso e IX congresso latino-americano de enfermagem,em Caracas Venezuela.Nesta ocasião foi aprovado o estatuto da federação por delegadas de 14 países e eleita a primeira diretoria, confirmando-se a sua sede no país de residência da presidente.Essa organização, de cunho não - governamental, teve seu nome alterado para federação Pan- Americana de profissionais de enfermagem (FEPPEN)e conta atualmente, com 19 países membros.A FEPPEN mantém relações oficiais com a OPS, da mesma forma que o ICN com a organização mundial da saúde (OMS).Embora não haja vínculo estatutário da FEPPEN ao INC,assim como ocorre com todas as outras federações ou organizações regionais ou continentais de enfermagem,o ICN mantém relações cordiais e de colaboração com todas essas entidades.Menciona-se ainda, que a ABEN esteve também vinculada ao comitê internacional católico de enfermeiras e assistentes médicos - social. Ela era aceita apenas como membro aderente, em regime de exeção.

Entidades de fins científicos, técnicos e culturais - ABEn e sociedades de especialistas.

A Associação Brasileira de enfermagem (ABEn) é a entidade cultural que tem por finalidade, entre outras, congregar enfermeiros, obstetrizes e técnicos de enfermagem, desde dezembro de 1997, também auxiliares de enfermagem; promover o desenvolvimento técnico – cientifico cultural e político pautado nos princípios éticos; promover a pesquisa, o intercâmbio com outras organizações, nacionais e internacionais, divulgar estudos e trabalhos de interesse para a enfermagem.

As atribuições da ABEn, definidas em estatuto, consistem basicamente na promoção de atividade de caráter técnico – científico cultural e assistencial, além de representar, nacional e internacionalmente, a enfermagem em assuntos relacionados com educação, saúde e trabalho nos aspectos pertinentes.

O estatuto da ABEn, aprovado em novembro de 2005, em Goiânia, prevê os tipos de membros constituídos por associados efetivos (enfermeiros e obstetrizes), especiais (técnicos e auxiliares de enfermagem) e temporários (estudantes de graduação e de educação profissional na habilitação de técnicos de enfermagem), sobre a vinculação de sociedades de enfermeiros e especialistas e das escolas de enfermagem, através do departamento científico da ABEn – nacional e das seções da ABEn dos Estados, onde a sociedade estiver estrutura do da e organizada. Essas sociedades de especialistas são também entidades de caráter cientifico – cultural. Tais como associação brasileira de enfermagem em estomatoterapia, entre outras. São todas sociedades civis de direito privado, de caráter técnico – cientifico e cultural, de âmbito nacional, sem fins lucrativo e, geralmente, registradas no conselho regional de enfermagem do Estado onde estão sediadas segundo os respectivos estatutos, tem por finalidade o desenvolvimento da educação e exercício da enfermagem dentro da especialidade,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com