TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Economia Cap 7

Trabalho Escolar: Resumo De Economia Cap 7. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  3.048 Visualizações

Página 1 de 4

Capitulo 7

7.1 Estrutura de mercado: introdução

As várias formas ou estrutura de mercado dependem fundamentalmente de três características

1- numero de empresas que compõem esse mercado

2- tipos de produto (diferenciação do produto)

3- entradas de novas empresas

No mercado de bens e serviços, as formas e mercado, segundo essas três características, são seguintes: concorrência perfeita, monopólio, concorrência monopolística (ou imperfeita) e oligopólio.

7.2 Concorrência Perfeita ( mercado competitivo)

A concorrência perfeita diz respeito a um conjunto de compradores e vendedores que interagem e a possibilidades de compra e vendas resultantes dessa interação, não afetando o mercado nem conseqüentemente, o preço de equilíbrio. O grande numero de empresa faz que elas sejam tomadoras de preço ou price-takers

Nesse tipo de mercado, devem prevalecer as seguintes premissas:

• Mercado atomizado: composto de grande numero empresa

• Produto homogêneo: não existe diferenciação pelos concorrentes

• Não existem barreiras: introdução de empresas no mercado

• Transparência de mercado: todas informações (lucros) são conhecidos pelos participantes.

O bom em concorrência perfeita que o mercado é transparente, lucros extraordinários em curto prazo, atrativo para novas firmas. Esse modelo esta condicionada ao objetivo ao qual a firma se propõe: maximizar lucros, maximizar participação no mercado, maximizar margem de rentabilidade sobre os custos. Quanto aos seus objetivos, as empresas defrontam-se com se duas possibilidades: Maximo lucro e margem entre receita e os custos diretos de produção.

Na realidade, não existe mercado tipicamente de concorrência perfeita, o que se aproxima desse exemplo são produtos hortifrutigranjeiros.

7.3 Monopólio

O mercado de monopolista é caracterizado pelo controle total de um só produto, preço, das quantidades bens ou serviços oferecidos aos consumidores. Não há concorrência nem produto substituto. Neste caso consumidores não possuem alternativa. Isso faz com que o produto ou serviço opere sempre com lucros altos, mas com vendas em quantidade menor.

Para que exista monopólio, deve haver barreiras que praticamente impeçam a entrada de novas firmas no mercado são:

• Monopólio puro ou natural: quando o mercado não suporta mais do que uma empresa

• Patentes sobre produtos ou processo de produção

• Controle de matéria prima básico como as minas de bauxita;

• Monopólio institucional ou estatal como energia, comunicação e petróleo;

Dada a existência de barreiras à entrada de novas empresas, os lucros extra-ordinários devem persistir também no longo prazo em mercados monopolizados.

7.4 Oligopólio

O oligopólio é uma estrutura no mercado com numero pequenos de grandes empresas, de tal forma que cada uma tem, mas que considerar os comportamentos e as reações das outras quando toma decisões de mercado. O exemplo oligopolizado são as montadoras de veículos, setor de cosmético, indústria de papel, bebidas, etc.

A característica do oligopólio é a existência de interdependência entre empresas. Dado a importância de cada empresa no setor, as decisões a preço e qualidade, propaganda, etc., afeta o comportamento das demais.

O Cartel é uma organização de produtos dentre de um setor que determine a política de preços para todas as empresas que ela pertence. As partes entram em acordo sobre o preço, que é uniformizado geralmente em nível alto, e quotas de produção é fixado para empresas membros.

7.5 Concorrência Monopolística

Trata-se de uma estrutura de mercado intermediaria entre a concorrência perfeita e o monopólio, mas que não se confunde com oligopólio, pelas seguintes características:

• Numero relativamente grande de empresas com certo poder concorrencial, porem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com