TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Plt Psicologia Social

Artigos Científicos: Resumo Plt Psicologia Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  680 Palavras (3 Páginas)  •  1.006 Visualizações

Página 1 de 3

Psicologia Social

Resumo de capítulos do PLT 345 – Psicologia Social Contemporânea

Inicialmente, tratamos do indivíduo e sociedade. Nele cito que o indivíduo histórico-social que é também um ser biológico, constitui-se através da rede de inter-relações sociais.

Em o indivíduo, cultura e sociedade, em pesquisa, foi demonstrado o que os neuropsicólogos descobriram sobre as habilidades envolvidas nas atividades humanas serem necessárias para a sobrevivência e importantes, mas não suficientes em sua forma transmitida pela fala, mas que o homem começa a sua vida usando sinais e símbolos, isso o diferencia de outros primatas.

Outros enfoques sobre indivíduo-cultura dizem que viver em grupo já é difícil, mas o mais problemático é tentar conviver com grupos que tem diferentes regras de relações e de poderes. “A mente não está no corpo e nem nos instrumentos, mas se revela através das atividades humanas.

No capítulo sobre representações sociais, diz-se que essas são teorias construídas sobre saberes populares e senso comum, elaboradas coletivamente, com o objetivo de construir e interpretar a realidade. As representações sociais estudam a forma como se dá o comportamento das pessoas e suas ações, assim como os porquês dessas ações e comportamento. Difere-se de outras teorias pois não está pronta, sendo mudada e construída a todo momento.

No tema linguagem, falamos sobre as teorias de Vygotsky e Bakhtin. Segundo o texto, linguagem é o sistema através do qual o homem se comunica de forma verbal, não verbal, corporal ou gestual. Ela é tão antiga quanto à consciência, e para Vygotsky ela é o veículo para a constituição da consciência. Já para Bakhtin, a língua não existe fora do diálogo, porém, liga uma pessoa à outra, constituindo um elo de coletividade.

Sobre comunicação social, podemos perceber a falta de ligação com a psicologia, pois não encontra-se uma psicologia de comunicação, mas torna-se vital a sua compreensão. Um dos pontos mais importantes deste tema é a comunicação em massa, entendendo como as pessoas agem e se relacionam entre si. Dito de outra forma, estamos interessados em estudar a “meditação”, como as ações humanas são atualmente mediadas pela mídia na sociedade moderna.

A teoria do comportamentalismo é que o ser humano é como uma máquina que se comporta de maneiras previsíveis e regulares em respostas à forças externas e estímulos. Para aprender ou ensinar determinado comportamento baseado nas teorias de Skinner e Vygotsky, usa-se condicionamento clássico e operante.

Identidade nos remete à pergunta “quem tu és?”. Existem dois tipos de identidade, a “pessoal”, que é a nossa e a “social”, que é a da sociedade. Ambas estão interligadas, uma tem influência sobre a outra. O ambiente influencia na identidade e a identidade influencia o social.

A subjetividade relata a vertente dos pensadores gregos, até o contemporâneo capitalismo, nos remete à uma rica subjetividade em relação ao indivíduo no mundo, deixando alguns paradigmas que dão espaço a outros. Segundo Foucault, “o tornar-se humano, inclui o ternar-se não humano, a produção de subjetividade é imanente à produção do mundo. Pelo processo de subjetivação, o sujeito se desfaz em multiplicadores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com