TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Sobre Teoria Clasica

Trabalho Escolar: Resumo Sobre Teoria Clasica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2013  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  1.202 Visualizações

Página 1 de 5

Mesmo dentro da Teoria Clássica, antes de existir outra abordagem, já apareciam alguns estudiosos preocupados com o humanismo, os quais buscaram propostas pioneiras que viriam a reformular a posição clássica a teoria das relações humanas surge na segunda década do século XX (1927), em um período marcado pela recessão econômica, inflação, elevada taxa de desemprego e de grande atividade dos sindicatos. Este grupo de autores constituiu o chamado Grupo de Transição da Teoria Clássica para a Abordagem das Relações Humanas (ou Teorias Transitivas) TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS: HUMANIZANDO A EMPRESA Ocorre nos EUA, com ênfase nas PESSOAS e teve como seu principal representante, Elton MAYO, sendo considerada como uma reação e oposição à Teoria Clássica, a partir de 1932. Sua origem está nos seguintes fatos: Humanizar a administração, libertando-a dos conceitos da adm. cientifica; Desenvolver a ciências humanas , especialmente a psicologia Elton Mayo é o fundador dessa escola , mas teve contribuição de Dewim e Lewin .

A Abordagem das Relações Humanas , ao contrário nasceu de um enfoque psicossocial , uma vez que seus principais pesquisadores eram psicólogos e cientistas sociais Nessa fase os pesquisadores observaram dois grupos: um com iluminação constante, outro que tinha variações de iluminação. Na segunda fase, estudaram-se as condições de trabalho de um grupo de observação, comparando-se o resultado deste grupo com o de outro grupo de controle e Foram formados dois grupos dentro da empresa, para fazer um experimento, 1 grupo , o de controle , continuou com o mesmo sistema antigo , onde tinham supervisores e regras rígidas . O observador constatou que esse grupo desenvolveu métodos para assegurar suas atitudes e criou regras para estabilizar a produção nos níveis interessantes para o grupo, punindo todos os colegas que quebrassem essas regras e prejudicassem o grupo. Conclusões da pesquisa= o nível de produção é resultante da integração social (quanto maior a integração do funcionário com o restante do grupo , maior sua capacidade de produção ) Comportamento social dos funcionários ( o funcionário não é um ser isolado , ou seja , ele tem que se adequar as normas do grupo , ou pode ser punido socialmente , como ser evitado pelos outros ) Recompensas e sanções sociais ( mencionado acima também ) Grupos informais : a empresa tem seus próprios grupos informais , o conteúdo de cargo não é importante e especialmente, É dado ênfase nos aspectos emocionais dos empregados .

Do ponto de vista de Elton Mayo, o homem é explorado pela sociedade industrial o ser humano é movido pela necessidade de estar junto, de ser reconhecido pelo grupo, com a industrialização os grupos primários ( família , igreja ) foram desintegrados , sendo que o trabalho de tornou um segundo lar para os operários . Para Mayo e seus colaboradores, a organização tem duas funções básicas: Produzir bens e serviços (função econômica – externa) Distribuir satisfação entre os seus participantes ( função social – interna.

Decorrências da Teoria das Relações Humanas Com o estudo de Elton Mayo e seus colaboradores caem à teoria do homem econômico, e entra em cena o homem social. A teoria das relações humanas também chegou à conclusão de que o homem tem necessidades humanas básicas: as fisiológicas ( que estão relacionadas as necessidades de sobrevivência ) as psicológicas ( são necessidades secundárias e exclusivas do homem ) , entre as necessidades psicológicas , as principais são : necessidade de segurança intima; necessidade de participação; necessidade de autoconfiança; necessidade de afeição . As de auto- realização Decorrências da Teoria das Relações Humanas : dando importância aos grupos A Teoria das Relações Humanas influenciou diretamente novos estudos da administração em decorrências dessa abordagem , voltados para temas tais como :.

Ciclo motivacional para necessidades satisfeitas Equilíbrio – estímulo – necessidade- tensão – comportamento/ ação – satisfação – equilíbrio No ciclo motivacional, temo o ciclo sempre sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com