TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Tcc

Monografias: Resumo Tcc. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 5

RESUMO

Este trabalho visa apresentar a importância da adoção do Plano de Atendimento de Emergência do rompimento ou vazamento de uma unidade hidráulica analisando a aplicação e a eficácia da realização dentro de uma indústria metalúrgica em que a situação de sinistros acontece sem qualquer aviso.

As situações de emergências podem ser causadas por um acidente no ambiente ou por indivíduos. Então o sinistro pode ser definido como um momento ou acontecimento indeterminado cujo o resultado estabelecerá a diferença.

A simulação proposta teve o envolvimento de colaboradores treinados / capacitados com a finalidade de enfrentar uma ocorrência de um evento não programado, não planejado em situações de emergência que resulte em danos sérios, destruição de propriedades e instalações, mesmo paralisação das atividades da produtividade. Observamos que a elaboração e a aplicação do Plano de Atendimento de Emergência foi uma ação conjunta multidisciplinar que colaborou com o bom desenvolvimento das atividades e que tem como objetivo ver a ação de recursos humanos e equipamentos para atender de forma rápida, evitando um impacto no meio ambiente sendo um norteador da empresa para o correto gerenciamento das emergências relativas à forma de atendimento reais e potenciais implantando medidas preventivas com as técnicas abordadas no simulado com a finalidade de corrigir possíveis falhas.

Os simulados indicam que o Plano de Atendimento de Emergência colabora de forma efetiva com o gerenciamento do risco. Resultados indicam que grande preocupação da empresa é com a vida humana e do meio ambiente. Com a participação dos colaboradores nos simulados é demonstrado um aprendizado significativo evidenciando um atendimento rápido e preciso eliminando uma possível contaminação ao meio ambiente.

A aplicação da eficácia é evidenciada pelo sucesso na execução do simulado que permite ter uma maior abrangência para os mais diversos tipos de sinistros que possam vir a ocorrer dentro do ambiente de trabalho.

Palavras-chave: Gerenciamento de Risco, Plano de Atendimento de Emergência, Simulado.

1. INTRODUÇÃO

As indústrias metalúrgicas em geral oferecem diversos riscos que tem como desafio a preservação da vida humana e do meio ambiente que podem ser afetados por eventos pontuais, críticos e catastróficos, ocorridos no decorrer da vida útil de um empreendimento.

Situações de acidentes com poder de impactar o meio ambiente são classificadas como naturais (tornados, terremotos e deslizamentos de encostas), tecnológicos (incêndios, explosões e vazamentos de produtos perigosos) e atos de terrorismo ou vandalismo (FREITAS e SOUZA, 2002).

Neste trabalho de conclusão de curso, serão apresentadas as primeiras ações operacionais adotadas pelas equipes para o atendimento de emergência ambientais com emprego de recursos disponíveis na indústria para o atendimento eficaz e o tempo de resposta sem causar impacto ao meio ambiente em simulação que possa ter vazamento de uma unidade hidráulica.

É primordial preparar-se para uma eventual catástrofe, sempre possível, apesar de todos os esforços feitos para evitá-la. Numa indústria é necessário prever e planejar ações numa emergência e poder enfrentá-la de maneira mais adequada, evitando improvisações.

Em caso de acidente ou perigo, será muito tarde para estabelecer uma estratégia de ação levando-se em consideração todas as conseqüências possíveis.

A natureza dos problemas ambientais é parcialmente atribuída à complexidade dos processos industriais utilizados pelo homem. Todo produto não importa de que material seja feito ou finalidade de uso, provoca um impacto no meio ambiente, seja em função de seu processo produtivo, das matérias primas que se consome, ou devido ao seu uso ou disposição final (CHEHEBE, 1997).

As indústrias tradicionalmente responsáveis pela maior produção de resíduos perigosos são as metalúrgicas, segundo dados do Inventário Nacional de Resíduos Sólidos Industriais e das Planilhas Trimestrais de Resíduos Sólidos Industriais (FEPAM, 2003), da totalidade de 506 empreendimentos, alcançando a terceira posição em relação aos resíduos sólidos indústrias perigos (Classe I). Os resultados devem-se, em grande parte, ao emprego de produtos químicos nos processos produtivos e a geração de resíduos, tanto sólidos, como líquidos e gasosos.

Atualmente, os componentes hidráulicos são elementos de grande importância no meio industrial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com