TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Tcc De 1947 Serviço Social

Pesquisas Acadêmicas: Resumo De Tcc De 1947 Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  712 Visualizações

Página 1 de 2

O serviço social está baseado no princípio em que cabe, em primeiro lugar, à família o direito e dever de educar e proteger. Acreditando que só a família tem o poder de oferecer um ambiente adequado, com condições normais, para um bom desenvolvimento de uma personalidade. Quando a família não tiver um desses recursos necessários, deve então o Serviço Social auxiliar no que for preciso.

O Juizo de Menor é um organismo de assistência. O Serviço Social deve estar dentro dele, porque de certa forma representa o aperfeiçoamento dessa assistência. Perante o Juiz, é o Assistente social um valioso auxiliar, orientando a assistência dispensada ao menor por ele internado, ou entregue a família sob guarda e responsabilidade. É o Assistente Social que estuda o menor e leva ao juiz os resultados de suas pesquisas. Utilizando esses resultados no auxilio de decisões que devem ser tomada sobre o tratamento do menor.

Em relação aos menores agressores, cabe ao Assistente Social estudar o menor visando sua adaptação ou readaptação

Aos menores abandonados o assistente deve conhecer seu temperamento, caráter, estudando-o psicologicamente. Procurando eleva-lo moralmente, ajudando a desenvolver sua personalidade e ampara-lo e conforta-lo nas horas difíceis.

Em Niterói encontramos vários tipos de menores: abandonados, necessitdados e delinquentes..

Necessitados são aqueles que são analfabetos, não frequentam escola porque seus pais não possuem dinheiro para comprar roupas e calçados. Necessitando esses auxilio material e orientação à família; ficando doentes, não são são tratados por motivos de miséria ou ignorância dos pais. Necessitando de auxilio material e orientação à família; os que possuem capacidade intelectual, mas não fazem cursos profissionalizantes por algum motivo da questão social. Necessitando de orientação e encaminhamento na vida aproveitando e desenvolvendo suas capacidades.

Delinquentes são crianças que por causa do abandono, de alguém para ensina-los e edeca-los tem atitudes anti-social. Necessitando de um apoio moral, físico e educacional.

O Juízo de menores foi criado pela lei nº130 de 20 de janeiro de 1936. Instalou na rua Coronel Gomes Machado, nº85.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com