TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Teorias Da Comunicação

Ensaios: Resumo Teorias Da Comunicação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  565 Palavras (3 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 3

A sociedade Moderna teve seu fim marcado entre meados do séc XVIII e o séc XIV com a chegada da Revolução Industrial, que significou o triunfo da indústria capitalista, alterando a estrutura social, criando novas formas de organização e modificando a cultura da sociedade. O indivíduo que até então era marcado pelo estilo de vida pacato com produção artesanal, foi altamente afetado com a potente produção industrializada, logo a revolução industrial acelerou não somente a produção, mas, o mercado, a sociedade e o estilo de vida do homem. Nesse contexto surge a produção em larga escala, com novas formas de organização do trabalho em que a mão de obra humana foi substituída pelo uso das máquinas, o que provocou também a divisão do trabalho. Também ocorreram mudanças culturais, como consequência das mudanças na forma de trabalho, evidenciando-se papeis sociais distintos, o dono dos meios de produção e o operário que vendia sua força como mão de obra.

Já na sociedade pós-industrial, conhecida como a “era da informação”, ficou marcada pelo produto de tecnologias que se desenvolveram pelo uso de dispositivos diversos que aplicaram e disseminaram a informação. Característica marcante de um novo tipo de sociedade, à sociedade de massa. Um fato marcante da passagem da sociedade de moderna para sociedade de massa é o deslocamento de massas populacionais em direção as cidades, grande parte da população começar a se concentrar em espaços considerados urbanos.

Karl Marx assenta sua reflexão sobre essas novas maneiras de produzir riquezas, ou modos de produção, tendo no centro o proletariado urbano, os trabalhadores da cidade. Esse novo contexto ira ressaltar que a sociedade em questão passar a ser uma sociedade industrializada que gira em torno da indústria técnica. Porem uma técnica cada vez aperfeiçoada, que produz e é produzida em grande escala que demanda de um mercado mais amplo (nacional e internacional) e suscita a especialização das tarefas, assim diz Giovandro Marcus Ferreira.

Já meados do século XX, novos meios de comunicação surgiram, desse modo as modalidades culturais ficaram completamente submetidas ao domínio da cultura de massa. Ferramentas como o cinema, radio, e a televisão, ganharam tamanho destaque na sociedade, assim grande parte desses veículos teve grande papel na homogeneização dos padrões culturais da sociedade.

Dessa forma começa a surgi os primeiros campos destinados aos estudos da comunicação. Esses estudos foram provocados pela grande necessidade de massificar e dinamizar a comunicação entre a sociedade de massa que necessitava uma melhor a comunicação com consecução de seus projetos. Logo nascem diversos novos meios de comunicação, para atingir à um público que estava cada vez mais técnico e especializado. Esses meios eram cada vez mais dinâmicos e objetivos para, acompanhando o desenvolvimento da sociedade.

O conhecimento da comunicação surge marcado pela questões colocadas pela urbanização crescente do mundo, pela fase da consolidação do capitalismo industrial, pela instalação da sociedade de consumo e pela divisão política do globo entre capitalismo e comunismo, assim diz Vera Veiga França, em O objeto da comunicação/ A comunicação como objeto.

Assim, a comunicação tem uma existência sensível do domínio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com