TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumos De 2 Teorias

Artigos Científicos: Resumos De 2 Teorias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha crítica da Teoria de Dorothea Orem

A teoria de Dorothea Orem possui como marco conceitual o auto cuidado, na visão do grupo o enfermeiro e sua equipe de trabalho precisa desempenhar principalmente o papel de educador, informando ao cliente sobre sua doença, forma de tratamento disponível e a melhor maneira de promover seus cuidados pessoalmente, fazendo com que o cliente entenda que sua recuperação depende muito da sua colaboração.

Esta teoria tem grande abrangência com os clientes de reabilitação, não deixando as outras áreas de lado, sendo assim o incentivo do auto cuidado é muito importante para que os clientes se sintam capazes e motivados a se ajudar diminuindo assim suas dificuldades.

Citamos como exemplo um cliente hospitalizado por uma fratura de membro inferior, onde a equipe deve estimular este paciente a fazer sua higiene sozinho, tornando-o mais útil e deixando-o menos exposto para a equipe, além disto o ajudara em sua reabilitação quando o mesmo tiver alta hospitalar, pois ele não se tornara dependente de seus familiares para realizar suas atividades básicas do dia a dia.

Concluímos que esta teoria do auto cuidado juntamente com as outras proporciona melhor recuperação dos clientes, pois quando se sentem uteis, favorece muito na sua recuperação.

Sendo assim devemos ser muito além de um simples enfermeiro, devemos fazer a diferença, sendo também um educador, promovendo a prevenção de doenças, e auxiliando os que já estão doentes.

TEORIA AMBIENTALISTA DE FLORENCE NIGHTINGALE

A Teoria ambientalista de Florence Nightingale possui como o seu marco conceitual o Ambiente, vendo o ‘tipo de ambiente’ em que pessoas que estavam recebendo os cuidados de enfermagem encontravam-se e de que forma ele o ajudaria ou não no processo saúde/doença.

Essa teoria trabalha em cima de intervenções e metodologias de trabalho.

Vemos que o fator ambiente interfere bastante na questão saúde, pois quando o mesmo é desfavorável nos trás influências negativas, retardando a sua evolução e aumentando o prazo de internações e quando é favorável aumenta o seu autoestima, o deixa mais confortável e confiante em sua recuperação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com