TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumão Contabilidade básica

Exames: Resumão Contabilidade básica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2014  •  4.156 Palavras (17 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 17

RESUMO DE CONTABILIDADE BÁSICA

1. ESTRUTURA CONCEITUAL BÁSICA DA CONTABILIDADE

Conceitos 

Contabilidade: é um instrumento da função administrativa que tem por finalidade controlar o patrimônio, apurar o resultado e prestar informações sobre o patrimônio das empresas.

Patrimônio: é o conjunto de elementos necessários à existência de uma entidade (empresa), ou seja, é o conjunto de bens, direitos e obrigações

Objeto da Contabilidade: é o patrimônio das empresas (entidades)

Princípios Contábeis

São os preceitos fundamentais em que se baseiam a doutrina e a técnica contábil. A resolução 750/93 do CFC estabeleceu sete princípios, mas em 2010, a resolução 1.282/10 reduziu para seis (06) princípios de contabilidade, quais sejam:

PRINCÍPIO DA ENTIDADE:

 reconhece o patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, onde não se pode confundir o patrimônio da entidade com o patrimônio de seus proprietários;

PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE: .

 a continuidade ou não da entidade, bem como sua vida estabelecida ou provável, devem ser considerados quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas

PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE:

 refere-se, simultaneamente, à tempestividade e à integridade do registro das mutações patrimoniais (deve ser feito no tempo certo e com a extensão correta);

PRINCÍPIO DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL: ;

 os componentes do patrimônio devem ser registrados pelo valor original das transações, expressos em valor presente na moeda do País

PRINCÍPIO DA ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA:

 os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis através do ajustamento da expressão formal dos valores; não representa nova avaliação, mas tão somente o ajustamento dos valores originais; Revogado pela Resolução 1.282/10 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC)

PRINCÍPIO DA COMPETÊNCIA:

 as receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrem, sempre simultaneamente quando se correlacionarem, independente de recebimento ou pagamento;

PRINCÍPIO DA PRUDÊNCIA:

 determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior valor para os componentes do passivo, ou seja, o Princípio da Prudência impõe a escolha da hipótese de que resulte o menor patrimônio líquido.

CONVENÇÕES: O Conselho Federal de Contabilidade não reconhece as Convenções Contábeis por entender que postulados, princípios e convenções têm a mesma hierarquia. Algumas convenções foram incorporadas aos princípios, outras foram objetos de normas técnicas. Para que tenhamos uma idéia, as convenções podem ser assim resumidas:

1. A Convenção da Consistência: estabelece que, uma vez adotado determinado processo, dentre os vários possíveis que podem atender a um mesmo principio geral, ele não devera ser mudado com demasiada freqüência, pois assim estaria sendo prejudicada a comparabilidade dos relatórios contábeis. Se, por exemplo, for adotado o método PEPS para avaliação de estoques, deverá ser usado sempre o método nos outros períodos. E se houver a necessidade inadiável de se adotar outro critério, esta adoção e seus efeitos no resultado devem ser declarados como nota explicativa, de maneira a cientificar o usuário das demonstrações contábeis.

2. A Convenção do Conservadorismo. por precaução, sempre que o contador se defrontar com alternativas igualmente válidas de atribuir valores diferentes a um elemento do ativo (ou do passivo), deverá optar pelo mais baixo para o ativo e pelo mais alto para o passivo. Se, por exemplo, o valor de mercado do inventário final de mercadorias for inferior ao valor de custo, devera ser escolhido o valor de mercado, por ser o mais baixo. Esta foi considerada e incluída no princípio da Prudência.

3. A Convenção da Materialidade: Esta convenção indica que, a fim de evitar desperdício de tempo e de dinheiro, devemos registrar na Contabilidade apenas os eventos dignos de atenção e na ocasião oportuna. Por exemplo, sempre que os empregados do escritório se utilizam papeis e impresso da firma registra-se uma diminuição do ativo da empresa, diminuição esta que poderia, teoricamente ser lançada nos registros contábeis à medida de sua ocorrência. Entretanto, isto não é feito, pela irrelevância da operação, e a despesa só é apurada no fim do período por diferença de estoques.

4. A Convenção da Objetividade: estabelece que os registros contábeis devem ser realizados com critérios objetivos e com base em documentos. Assim, mesmo que um bem adquirido tenha valor superior à nota ou o contador saiba que a compra teve valor reduzido por certas circunstâncias, o valor do registro deverá ser a nota fiscal.

Exercício Social: é o espaço de tempo (12 meses), findo o qual as pessoas jurídicas apuram seus resultados; ele pode coincidir, ou não, com o ano-calendário, de acordo com o que dispuser o estatuto ou o contrato social.

2. PATRIMÔNIO

2.1. CONCEITO CONTÁBIL E COMPONENTES PATRIMONIAIS

PATRIMÔNIO: É O CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES.

BENS: tudo que pode ser avaliado economicamente e que satisfaça as necessidades humanas;

• Tangíveis: têm existência física, existe como coisa ou objeto. Ex.: Dinheiro, mercadoria p/ revenda, imóveis, máquinas, veículos, móveis, equipamentos, etc.

• Intangíveis: Exs.: Marcas e patentes, ações ou Quotas de Capital.

DIREITOS : são bens de nossa propriedade que se encontram em poder de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com