TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resíduos Sólidos, Geração De Matéria Prima

Artigos Científicos: Resíduos Sólidos, Geração De Matéria Prima. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/1/2014  •  2.676 Palavras (11 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Neste trabalho, conceituo a questão dos resíduos sólidos no contexto atual do estagio da produção e do consumo. Trataremos o resíduo solido como o produto de diversos tipos de metabolismo biológico, social e urbano, e, depois veremos como se da a valorização enquanto matéria prima.

Em primeiro lugar vamos abordar a forma de como a geração de resíduos vem preocupando a sociedade humana, e o que é considerado material reciclável dentro dos resíduos gerados.

Partimos da idéia que o desenvolvimento da humanidade, desde os tempos mais remotos, as quais eram comunidades isoladas, tem implicado a diversificação de suas necessidades. Dessa época já acontecia a transformação da natureza, através do domínio, da povoação e reprodução da espécie de recursos naturais, que, como conseqüência, causou diversificação das necessidades e das relações ambientais desequilibradas.

Deve ser uma expressão da idéia do autor, reforçada com base em trabalhos desenvolvidos anteriormente, o texto ideal é breve, sintético. Devendo conter todos os elementos do projeto, não sendo extensão, prolixo, todavia, as citações dos autores.

É uma breve apresentação do conteúdo do projeto, na qual podem incluir-se antecedentes que ajudem a compreender a magnitude do problema, de seus objetivos e resultados esperados, assim como a importância do impacto destes.

HISTORICO DA CIDADE

Terra Nova do Norte esta localizada na região do extremo norte do estado de Mato Grosso, onde os primeiros ocupantes dessa região foram os índios, de varias etnias.

A ocupação efetiva da Região, consolidou-se com a construção da BR 163 ( Cuiabá / Santarém ), no inicio de 1972, que facilitou o surgimento dos núcleos populacionais planejados por Colonizadores.

Em 1978, a COOPERCANA – Cooperativa agropecuária Mista Canarana Ltda., com sede em Barra do Garças – MT, foi credenciada pelo Governo Federal, nos termos das exposições dos motivos interministeriais n 041/78 e 077/79 dos Exmos Srs. Ministros da Agricultura e do Interior, aprovados pelo Esmo Sr. Presidente da Republica, para executar o projeto de Colonização denominado Terranova, em terras devolutas da União, discriminadas pelo INCRA no antigo município de Chapada dos Guimarães, posteriormente município de Colider, hoje município de Terra Nova do Norte – MT.

A ocupação do atual município teve inicio em 1978, foram transferidas e assentadas 587 famílias e após um ano totalizaram 637 quando da paralisação de 1ª fase do projeto denominado Terranova I, dividido em seis setores “A F” com seis Agrovilas dos Dez projetos previstos inicialmente. Foram denominadas: Agrovila Esteio, Planalto, Nonoai, Guarita, Xanxere e Miraguai, das quais as Agrovilas: Planalto, e Guarita formam hoje o município de Nova Guarita.

Logo após, atendendo ponderação do departamento de projetos e operações do INCRA, a COOPERCANA elaborou uma 2ª fase, com a colonização de uma área de 69.722Ha e entrega demais 434 lotes distribuídos em três agrovilas respectivamente, denominadas de Agrovila Charrua, Minuano e Norberto Schwantes que ocupou o antigo setor “G” do Terranova I, totalizando ate abril de 1980, 1071 famílias assentadas.

O núcleo urbano foi projetado pelo mesmo arquiteto Dr. Pedro Wily Kirst, em 1979 com as vendas de terrenos urbanos e as primeiras construções, que dentre elas se destaca a Unidade de recebimento e armazenamento de cereais da COOPERCANA, o Posto Guarany, o Hospital da Fundação SESP, hoje hospital municipal, dentre outras.

Está localizada do lado esquerdo da Rodovia BR 163, cujo acesso principal esta nas coordenadas geográficas S 10º 36’ 15,2” W 55º 06’ 25,0” e o ponto com coordenadas S 10º 36’ 00,3” W 55º 06’ 54,2” esta no centro da cidade.

No projeto inicial, a sede do assentamento era na Agrovila Nonoai, atualmente denominada Sede Velha.

A transferência da administração do projeto, da então, chamada Sede Velha, hoje Nonoai do Norte, bem como o recebimento da primeira safra, ocorreu em 1980. No dia 13 de maio de 1986, sob Decreto Lei nº 4995 criam-se o Município de Terra Nova do Norte.

O município de Terra nova do Norte foi desmembrado do Município de Colider. Na mesma data, criou-se mais quatro municípios cujo o território pertencia ao município de Colider, que são eles: Itauba, Nova Canaã do Norte, Peixoto de Azevedo e Guarantã do Norte.

Com a criação dos novos municípios ocorreu eleição para prefeito em novembro do mesmo ano.

Os prefeitos eleitos tiveram um mandato de dois anos. Em 1992, parte do Território e desmembrada pela criação do município de Nova Guarita, ficando com 2.302km quadrados.

As famílias ao se deslocarem enfrentaram todas as adversidades possíveis. Mudança de região do Sul para o Norte da Região Centro Oeste, mudanças de hábitos, formas diferentes de cultivar a Terra, clima, e o recomeçar de uma nova vida.

JUSTIFICATIVA

A geração de resíduos pode ser tratada sob dois aspectos. Primeiro como um importante produto final do metabolismo humano, em função de sua natureza biológica, movida por necessidades primarias como a alimentação. Em segundo lugar, pelo metabolismo social e urbano que caracteriza o homem como ser social e econômico.

O metabolismo social, pode valorizar ainda mias o conceito de material reciclável que procuramos. Nos dias de hoje, as necessidades primarias estão cada vez mais subordinadas as necessidades secundarias, com um elemento contido no metabolismo social.

Analisando de uma forma geral, nota-se que as primeiras comunidades humanas eram bastante pequenas, que coletavam diretamente os alimentos e ferramentas, em função das suas necessidades básicas. Essas comunidades geravam resíduos. No entanto, parecia haver um equilíbrio entre a disposição dos rejeitos e a capacidade de sua absorção pelo meio ambiente.

O desenvolvimento sustentável da reciclagem, tema em que tratamos aqui deve ser entendido como um arranjo entre a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com