TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reutilização Ou Reciclagem De Materiais Usados No Dia A Dia Para Redução De Custos Na Construção Civil

Artigos Científicos: Reutilização Ou Reciclagem De Materiais Usados No Dia A Dia Para Redução De Custos Na Construção Civil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  660 Palavras (3 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 3

Reutilização ou reciclagem de materiais usados no dia a dia para redução de custos na construção civil

Os seguinte tópicos abaixo são os exemplos de nossa exposição para o tema escolhido. Serão disponibilizados exemplos visuais através de banners autoexplicativos e exemplos práticos com a amostra de maquetes representativas.

Reciclagem de pneus para uso em traço de concreto na construção civil

Segundo Silva et al (2007), o concreto é o material mais consumido na fabricação de calçadas e nem sempre satisfaz as características exigidas no projeto. Entre as alternativas. Para melhorar certas características como durabilidade e elasticidade do concreto, a adição de fibras tem se mostrado promissora. Os métodos de construção de pavimentos têm evoluído nas últimas décadas.

Pesquisas que visam à viabilidade da utilização dos pneus inservíveis na composição de concreto para construção das calçadas de borracha, poderão surgir como um instrumento tecnológico inovador.

Esse tipo de calçamento pode ter maior resistência a deformações e não apresentar fissuras, além de vantagens técnicas haveria um ganho ambiental. Recentemente surgiram estudos para utilização de raspas de pneus como agregado reciclado em substituição ao agregado graúdo convencional, como o Concreto Ecológico DI® - Deformável e Isolante desenvolvido e patenteado pelo Instituto Via Viva e os desenvolvidos por outros pesquisadores.

Segundo Alves e Cruz (2007) a química do pneu é avançadíssima e a sua matéria chega a ter uma duração de 600 anos na natureza. As propriedades químicas do pneu que o faz ser tão durável são transferidas para o concreto, tornando-o mais durável às intempéries, ao envelhecimento e mais elástico, sendo a grande vantagem do concreto borracha.

A reutilização do pneu como agregado do concreto pode assumir um papel importante na preservação do meio ambiente, pois, além de diminuir a extração de recursos naturais, como a areia e a brita, também pode diminuir o acúmulo desses resíduos nas áreas urbanas.

Segundo Almeida et al (2004) “atualmente, 90% da produção nacional de areia é obtida a partir da extração em leitos de rios e é da ordem de 155 milhões de metros cúbicos ao ano”. Levando em consideração que um dos setores de maior crescimento na economia é a construção civil, subentende-se que esse número está aumentando a cada ano. A fabricação de calçadas com concreto borracha poderia contribuir com o Desenvolvimento Sustentável das cidades, valorizando, sobretudo, a preservação da natureza, a qualidade de vida e o bem-estar da população.

Substituição de tijolos por garrafas PET

Apesar de sua praticidade, as garrafas PET representam um grave problema ambiental, já que seu resíduo pode levar séculos para se decompor na natureza. Este efeito pode ser ainda potencializado se não é dada a destinação correta como a reciclagem e o reaproveitamento. A criatividade é uma excelente saída para resolver impasses ambientais como os causados por produtos como este. O polietileno tereftalato -resina termoplástica que compõe o pet- pode ser reciclado e empregado em diferentes funções, como, por exemplo, a fabricação de cadeiras,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com