TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materiais Usados Na Blindagem Militar Pessoal

Artigos Científicos: Materiais Usados Na Blindagem Militar Pessoal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2013  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  5.524 Visualizações

Página 1 de 2

UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

CEM – Centro de Engenharia da Mobilidade

Disciplina – Ciência dos Materiais - EMB5002

Alunos –

Blindagem Pessoal Militar

As técnicas de blindagem são tão antigas quanto a própria guerra. Desde os primórdios da história, o ser humano busca criar e aperfeiçoar mecanismos que o protejam das agressões dos inimigos. A armadura é uma vestimenta utilizada para proteção pessoal,usada por soldados, guerreiros e cavaleiros como uma forma de proteção às armas brancas durante uma batalha.

As armaduras leves geralmente não têm partes metálicas, e normalmente são compostas de várias camadas de couro ou acolchoamentos,são mais baratas,porém, não protegem tão bem quanto o aço e por este motivo eram compostas de várias camadas,que acaba deixando-as pesadas,por exemplo: corsolete de couro.

As armaduras pesadas eram cotas de malha (uma série de entrelaçamentos de pequenas argolas de metal), peitorais de aço, brúnias(uma espécie de grande túnica, cerzida em algodão cru ou lã rústica com mangas longas que atingiam a sangria dos braços,com escamas de malhas de aço na parte exterior); por baixo dessas armaduras se usava uma camisa comum de algum tecido macio como algodão para reduzir a fricção da malha, mas principalmente para reduzir a força de impacto dos golpes.

Atualmente as forças policiais e militares utilizam armaduras muito mais leves e sofisticadas. Geralmente compostas por diferentes camadas de tecido e sobreposta por uma chapa plástica de alta resistência. Os coletes à prova de bala podem ser considerados armaduras, estes tem em sua maioria fibras de aramida ou Kevlar (uma fibra sintética de aramida muito resistente e leve, um polímero resistente ao calor e sete vezes mais resistente que o aço por unidade de peso) e também há algumas versões compostas de placas cerâmicas e plásticas articuladas. Existem também vestimentas feitas especialmente para resistir às armas brancas, tramados de arame de aço e fibras muito densas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com