TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Revisão: Dream Big - Lessons from Lehmann and Co

Resenha: Revisão: Dream Big - Lessons from Lehmann and Co. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  Resenha  •  1.039 Palavras (5 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 5

Resenha: Sonho Grande – As lições de Lemann e Cia

Livro narra a jornada de sucesso de Lemann e seus sócios até a criação da maior cervejaria do mundo

Reinaldo Braga

“[O livro] É o relato detalhado dos bastidores da trajetória desses empresários desde a fundação do Banco Garantia até os dias de hoje” (Cristiane Correa)

Sonho Grande, que conta a história de sucesso do homem mais rico do Brasil, Jorge Paulo Lemann, e de seus sócios, Marcel Telles e Beto Sicupira, é uma obra despretensiosa sobre a saga de grandes personalidades do mundo dos negócios. Passa longe do rigor na pesquisa feita pela americana Alice Schroeder, autora de The Snowball: Warren Buffett and the Business of Life, que se dispôs a contar a história do maior ícone do mercado financeiro mundial, e tampouco da narrativa sedutora de John Huey, coautor de Sam Walton: Made In America, escrito a quatro mãos em parceria com o próprio fundador do gigante varejista Walmart. Aliás, tanto Sam Walton como Warren Buffett são personagens que fizeram parte da história do trio, donos da maior cervejaria do mundo, a AB InBev, e de dois símbolos mundiais do varejo – Burger King e a marca de alimentos Heinz.

Mas a obra tupiniquim, escrita pela ex-editora executiva da Exame, Cristiane Correa, tem seus méritos. Afinal, é sabido não ser tarefa fácil colher qualquer informação acerca de Lemann, Telles e Sicupira, tampouco esmiuçar suas vidas profissionais em uma biografia não autorizada – ainda que pouco ou nada comprometedora. Mesmo assim, a obra traz contribuições relevantes para empreendedores em busca do segredo de grandes negócios. E pouco importa se o leitor é dono de um mercadinho, consultório médico, hospital ou executivo de negócio – seja de que ramo for. Há sempre algo a se aprender, e até se entreter, em cada capítulo. E com a intimidade reveladora dos bastidores do poder – a parte mais envolvente do livro. Como o dia em que os jovens empresários conheceram Sam Walton, dono do Walmart.

Pouco depois de assumir o comando das Lojas Americanas, nos anos 80, Lemann e Sicupira tiveram a ideia de enviar uma carta aos dez maiores varejistas do mundo. A mensagem era única: pedir para conhecer de perto a operação de cada empresa para copiá-la e implementá-la no novo negócio. Para surpresa dos jovens empresários, apenas uma carta teve a resposta positiva. Veio do estado americano do Arkansas e quem assinava era o próprio Sam Walton, um caipira americano que se transformou no maior varejista do mundo. No dia do encontro, a recepção não poderia ser mais emblemática: o empresário recebeu os forasteiros de boné, roupa casual, em uma picape modesta. Eles não apenas imitaram o modelo de gestão da gigante americana – focada em controle espartano de custo e meritocracia – como se encantaram com os hábitos franciscanos e o jeito pragmático de Walton. Nascia ali uma amizade que duraria longos anos e influenciaria para sempre o jeito de fazer negócios do trio. “Custo é como unha, tem que cortar sempre”, costuma dizer Beto Sicupira, a quem coube tocar a operação das Lojas Americanas.

Fernando Collor – Há ainda passagens mais prosaicas, como o dia em que Jorge Paulo Lemann conheceu o então candidato à Presidência do Brasil, Fernando Collor de Melo. Em um dia chuvoso, no Rio de Janeiro – revelou a autora –, Collor acenou para o mesmo táxi que o banqueiro chamava. Depois de debaterem sobre quem ficaria com o carro, decidiram “rachar” a corrida, já que seguiam para o mesmo destino. Collor não reconheceu Jorge Paulo, que sabia quem era o jovem político nordestino. O então candidato à Presidência começou a criticar em inglês o empresariado e citou especificamente Jorge Paulo, que fez questão de dizer que falava inglês. Em seguida, Collor continuou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com