TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Risco E Retorno

Exames: Risco E Retorno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 4

Risco e Retorno dos mercados de ações

Uma referência para as pessoas que trabalham no mercado de ações, é o relatório publicado pela Ibbtson Associates ,anualmente. Uma perspectiva de longo prazo do mercado de capitais revela a relação entre risco e retorno. Por mais que os eventos de 1926 á 1996 não se repitam, outros similares voltarão á acontecer, como por exemplo: Recessões e Booms econômicos, que afetarão os retornos dos investimentos futuros. O relatório da Ibbton,contém informações dos retornos totais junto com os dados de inflação, no período de 1926 até 1996, vejamos tais dados na tabela abaixo:

Investimento Retorno

Médio

Anual Maior

Retorno

Anual Menor

Retorno

Anual

Ações de peq. empresas 17,7% 142,9% -58,0%

Ações de grandes empresas 12,7 54,0 -43,3

Títulos de dívida de longo prazo

Das empresas 6,0 43,8 -8,1

Títulos de dívida de longo prazo

Do governo 5,4 40,4 -9,2

Títulos de dívida de médio prazo

Do governo 5,4 29,1 -2,3

Letras do tesouro 3,8 14,7 0,0

Inflação 3,2 18,2 -10,3

Medindo o risco da carteira

O risco de uma carteira é medido pelo desvio-padrão de sua distribuição de retornos. Para calcular é utilizada a equação (6.1).

Desvio-padrão da carteira=σ= (6.1)

Covariância e o Coeficiente de Correlação

A covariância é uma medida que combina a variação dos retornos de uma ação, podendo esses retornos se movimentarem para cima ou para baixo ao mesmo tempo que outras ações se movimentem da mesma forma. A equação (6.2) define a covariância (COV) entre ações A e B :

Covariância= (6.2)

= COV (AB)=

O primeiro termo entre parênteses é o desvio dos retornos da ação A sob o estado i da economia, o segmento é o desvio de ação B sob o mesmo estado; e P é a probabilidade de o estado i ocorrer. Verifique os seguintes pontos:

1-Se os retornos de A e B se movimentarem juntos, os termos entre parênteses serão ambos positivos ou negativos para cada caso da economia. Porém, caso os retornos das duas ações flutuem randomicamente, então os produtos algumas vezes serão positivos e outras negativos, e a soma dos produtos será próximo de zero.

2-Caso os retornos das ações A e B sejam incertos, ela terá alto desvio-padrão. Esse desvio tenderá a ser grande, assim como os produtos e o tamanho absoluto da COV (AB).

3-Se o desvio-padrão de cada ação for zero, e, portanto for sem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com