TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Riscos Ambientais

Artigo: Riscos Ambientais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  Artigo  •  1.444 Palavras (6 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 6

RISCOS AMBIENTAIS

A empresa Split Master dentro da sua operacionalidade e rotinas detectou alguns riscos ambientais citadas a seguir.

Riscos Internos: São capazes de causar danos à saúde de seus colaboradores, pois, envolvem a saúde e a segurança dos colaboradores.

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais ou PPRA é um programa estabelecido pela Norma Regulamentadora NR-9, da Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho. Este programa tem por objetivo, definir uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores face aos riscos existentes nos ambientes de trabalho.

Os Riscos Ambientais: São capazes de causar danos à saúde e à integridade física do trabalhador em função de sua natureza, intensidade, suscetibilidade e tempo de exposição. Compreendem os seguintes riscos:

• Agentes Físicos

• Agentes Químicos

• Agentes Biológicos

• Agentes Ergonômicos

• Riscos de acidentes decorrentes do ambiente de trabalho

Riscos Físicos

São aqueles decorrentes de processos e equipamentos que podem ser:

• Ruído e vibrações;

• Pressões anormais em relação à pressão atmosférica;

• Temperaturas extremas (altas e baixas);

Riscos Químicos

Consideram-se agentes de riscos químicos as substâncias compostas ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, gases, neblinas, nevoadas ou vapores, ou seja, que venham a ser poluentes provocados pela natureza da atividade de exposição possam ter contato ou podendo ser absorvido pelo organismo através da pele ou por inalação, podendo assim serem utilizados acessórios adequados para beneficiar o funcionário e o cliente.

Riscos Biológicos

Os Condicionadores de ar que sofrem uma tendência de degradação e redução de eficiência acumulo de vírus, bactérias, fungos, pó, umidade e desenvolvimento de microorganismos sobre os trocadores de calor que entopem o sistema e passa a funcionar como fonte de contagio de alergias e doenças.

Riscos Ergonômicos

É qualquer fator que possa interferir nas características psicofisiologicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde, tais como: levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetitividade, postura inadequada, osteomusculares relacionadas ao trabalho etc.

Para minimizar esses desconfortos será feita a ginástica laboral 3 (três) vezes por semana, uma reunião semanal com toda equipe e consequentemente saberemos os resultados que está proporcionando aos funcionários, assim obtendo informações, críticas, opiniões e por fim, o resultado geral dos benefícios, ajudando na qualidade de vida dos nossos colaboradores.

RISCOS AMBIENTAIS

MODALIDADES RISCOS CONSEQUÊNCIAS

FISICOS Ruídos, Vibrações

Calor, Umidade, Frio

Cansaço, irritação, diminuição da audição, aumento da pressão arterial, problemas do aparelho digestivo, taquicardia, perigo de infarto, dores dos membros, dores na coluna, doença do movimento, artrite, problemas digestivos, lesões ósseas, lesões dos tecidos moles, lesões circulatórias, aumento da pulsação, cansaço, irritação, fadiga térmica

QUIMICOS

Poeiras incômodas,

Névoas, gases e vapores

(Substâncias compostas ou Produtos químicos em geral) Podem interagir com outros agentes nocivos no ambiente de trabalho potencializando sua nocividade.

Irritação das vias aéreas superiores.

Ex.: ácido clorídrico, ácido sulfúrico, amônia, cloro etc.

Dores de cabeça, náuseas, sonolência. Ex.: hidrogênio, nitrogênio, metano, acetileno, dióxido e monóxido de carbono etc,

BIOLÓGICO Vírus, bactérias, Fungos, protozoários, bacilos e parasitas Doenças infecto-contagiosas.

Ex.: Tétano; Infecções variadas externas

(Na pele. Ex.: dermatites) e internas (Ex.: doenças pulmonares)

ERGONÔMICO

Esforço físico, Levantamento

e transporte manual de pesos, Ritmos excessivos

Trabalho de turno e noturno,

monotonia e repetitividade,

Outras situações (conflitos, ansiedade, responsabilidade)

Cansaço, dores musculares, fraquezas,

Alterações do sono, libido e da vida social, com reflexos na saúde e no comportamento, hipertensão arterial, taquicardia, cardiopatia, asma, doenças nervosas, doenças do aparelho digestivo (gastrite, úlcera, etc.), tensão, ansiedade e medo.

CARACTERÍSTICAS DAS FUNÇÕES

• Administrador: Desenvolve atividades administrativas e de escritório como arquivamento, fluxo de caixa, compras e acompanhamento com os colaboradores. Apresenta riscos físicos, biológicos e ergonômicos.

• Supervisora de Qualidade: Atendimento ao cliente, telefonista, limpeza geral do seu ambiente de trabalho e supervisão da qualidade do serviço. Apresentam riscos físicos, químicos, biológicos e ergonômicos.

• Vendas externas: Prestação de serviços na adequação e na instalação dos condicionadores de ar. Possui riscos internos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentes de trabalho, pois o trabalhador passa quase o dia todo em pé, podendo causar problemas na coluna, realiza trabalhos repetitivos, tem contato com produtos químicos prejudiciais a saúde e com aparelhos inadequados.

• Vendas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com