TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Riscos Ocupacionais - toda e qualquer atividade q expõe riscos

Tese: Riscos Ocupacionais - toda e qualquer atividade q expõe riscos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/2/2015  •  Tese  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 2

Riscos Ocupacionais - toda e qualquer atividade q expõe riscos

Riscos de acidentes - Aquelas em que uma vez estabelecida o contato , conhecemos o resultado na hora, que provocam lesões imediatas. Ex: Choque elétrico, perfurações, queimaduras, incêndios, explosões.

Riscos de Doenças – Aquelas em que se processa o contato, porem não é possível o momento exato em que se deu a exposição que originou o dano ao estado de saúde do trabalhador, podem originarem lesões mediatas. Ex: Ruído, vibrações, névoas, vapores, poeiras, fumos, posturas inadequadas, movimentos repetitivos, radiações ionizantes/ não ion.

Primeiro grupo trata-se pela prática da segurança denominada agentes mecânicos (são as condições de insegurança, que podem existir nos locais de trabalho, capazes de provocar lesões a integridade fisica do trabalhador, danos materiais em maquinas e instalações.). Segundo grupo é de responsabilidade da saúde ocupacional.

Agentes Físicos: Ruídos, Vibrações, pressões anormais, radiações ionizantes/ não íon, temperaturas extremas, umidade. Verde.

Biológicos: Vírus, Bactérias, Bacilos, Protozoários, fungos, parasitas. Marrom.

Químicos: Poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases, produtos químicos. Vermelho.

Ergonômicos: Movimentos repetitivos, posturas inadequadas, esforço físico, iluminancia, ritmos excessivos, trabalhos noturnos, treinamento inadequado. Amarelo.

Ricos de acidentes – Eletricidade, iluminação inadequada, máquinas e equipamentos, ferramentas defeituosas – azul.

Insalubridade: o que não é saudável e, portanto, pode provocar problemas de saúde e graves doenças ao trabalhador. Varia 10 a 40 % . Para que o trabalhador receba esse benefício, a atividade em questão analisada como insalubre pelo laudo pericial deve estar prevista na NR-15.

Periculosidade: é caracterizada como todo e qualquer risco imediato a que o trabalhador seja exposto em detrimento das atividades e das operações referentes às suas funções. 30%.

CAT é um documento destinado a reconhecer um acidente de trabalho ou uma doença ocupacional e que deve ser emitido pela empresa onde o funcionário acidentado trabalha, num período de 24 horas, ou prontamente após ocorrer o óbito, se for o caso. Além da própria empresa, um médico, sindicato, autoridade pública e dependente do segurado também podem expedir este documento, mesmo fora do prazo de ocorrência do acidente, fatal ou não. Nesse caso o INSS despachará uma carta à empresa a fim de que ela emita sua Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT).

PPRA é um programa que visa através da antecipação dos riscos, buscar meios de evitar acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. SESMT é responsável pela elaboração.

O estímulo desencadeador do processo doença é originado do desequilíbrio na interação dinâmica do agente ( que pode dar início ou perturbação de um processo patológico.), ambiente( abrange elementos amb. físicos, biológ, social e aconom.), hospedeiro ( contribuição relac. A hábit, costum, idade, sexo) de dois ou três deles.

O objetivo da Hig. Ocp. É transformar o ambiente ou atividade salubres, de modo que esteja em harmonia com o trabalhador sadio,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com