TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rochas Ígneas

Exames: Rochas Ígneas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

- O termo ígneo vem do Latim ignis significando fogo. As rochas ígneas ou magmáticas, formam-se pelo resfriamento do magma, fundido nas profundezas da Terra.

- Por vezes, o magma é expelido por vulcões ou fissuras na superfície terrestre onde pode se resfriar. Porém, comumente, o resfriamento e a solidificação do material magmático ocorrem no interior da crosta.

- As rochas ígneas são classificadas em extrusivas e intrusivas. As rochas ígneas intrusivas formam-se quando o magma, trazido de grandes profundidades, atinge a superfície terrestre através de fissuras na crosta, esfria e torna-se rocha. O basalto é um exemplo de rocha ígnea extrusiva. Já as rochas ígneas intrusivas são aquelas que se solidificam abaixo da superfície terrestre. As rochas intrusivas podem, eventualmente, serem expostas na superfície terrestre devido a movimentos tectônicos. Um exemplo derocha ígnea intrusiva é o granito

- As rochas magmáticas são aquelas provenientes da consolidação do magma, sendo consideradas, portanto rochas primárias. O magma pode ser definido como “fluidos superaquecidos compostos de silicatos, fosfatos, água e gases, com temperaturas variando entre 500 e 1.200°C e que tem sua origem nas camadas profundas da terra”. Como magmatismo entende-se o conjunto de fenômenos relacionados à atividade do magma.

- A composição mineralógica das rochas ígneas depende do tipo de atividades magmática da qual elas derivam e das condições de cristalização do magma que lhe deu origem.

- As modalidades de atividades magmáticas são diferenciadas de acordo com a posição na qual se dá o resfriamento e a consolidação do magma. Esta atividade pode se dar de duas maneiras básicas:

* Quando a consolidação do magma se dá à superfície, neste caso as rochas ígneas são denominadas vulcânicas ou extrusivas;

* Quando a consolidação do magma se dá em profundidade (no interior do planeta) as rochas são denominadas intrusivas ou plutônicas.

- CARACTERIZAÇÕES DAS ROCHAS ÍGNEAS:

* TEXTURA

- A textura de uma rocha pode ser definida como a sua organização interna, sendo definida a partir do arranjo dos grãos minerais que integram a rocha. No caso das rochas magmáticas existem cinco tipos de texturas mais comuns:

* porfirítica – caracterizada pela presença de grãos menores;

* fanerítica – caracterizada pela uniformidade de tamanho entre os grãos da rocha;

* afanítica – aprenenta uniformidade no tamanho dos grãos, porém estes possuem dimensões tão pequenas que não são visíveis a olho nu;

* vítrea – textura caracterizada por um aspecto brilhante, devido a altas percentagens de vidro vulcânico em sua composição;

* vesicular – presença de espaços vazios na rocha decorrentes da volatilização da gases presentes no magma quando de seu rápido resfriamento, quando estas vesículas encontram-se preenchidas a textura é denominada “amigdalóide”.

- Enquanto as texturas porfirítica e fanerítica são comuns em rochas intrusivas ou plutônicas (devido ao resfriamento mais lento do magma) as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com