TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Rochas

Trabalho Universitário: Resumo De Rochas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  913 Visualizações

Página 1 de 4

Resumos de Rochas

Rochas ígneas ou magmáticas

Rochas ígneas são formadas pelo resfriamento do magma vindo do interior da terra, o que pode ocorrer na superfície ou no interior da crosta terrestre. De acordo com o local de resfriamento, estas rochas são classificadas como intrusivas ou extrusivas.

Rochas ígneas intrusivas ou plutônicas são aquelas em que o magma se solidifica no interior da crosta terrestre. O processo de resfriamento é lento, formando assim materiais cristalinos geralmente de granulação grossa e de formas definidas, seus minerais podem ser vistos a olho nu como o exemplo dos granitos. Rochas plutônicas tem resistências altas devido a homogeneidade dos corpos rochosos e forte coesão de seus constituintes minerais e granulação mais grossa.

Rochas extrusivas ou vulcânicas são formadas na superfície terrestre pelo extravasamento de magma (lava) que resulta em um material vítreo ou cristalino de granulação fina. Nestas não é possível identificar minerais devido ao resfriamento rápido.

As rochas ígneas são classificadas de acordo com os minerais que as compõe. As várias texturas ígneas resultam dos diferentes padrões de arrefecimento enquanto que a composição mineral de uma rocha ígnea depende dos componentes do magma inicial e do ambiente de cristalização. A classificação química utilizada em especial para rochas vulcânicas está baseada no conteúdo de sílica, incorporado na estrutura dos minerais.

Rochas vulcânicas e plutônicas serão classificadas em ácidas, intermediárias, básicas e ultrabásicas. Rochas com mais sílicas serão mais claras, com menos serão escuras chamadas de básicas. Rochas ácidas têm maior teor de sílica sendo mais claras.

Rochas Sedimentares

As rochas sedimentares são formadas a partir de diversos minerais, que são desintegrados pela ação intempérica de qualquer tipo de rocha (ígneas, metamórficas ou sedimentares). O processo de formação ocorre basicamente a partir de quatro etapas:

1º) Ação do intemperismo : processo de fragmentação e soltura das partículas de rochas. Intemperismo consiste no conjunto de processos físicos e químicosque provocam alteração nas rochas.

2º) Erosão: Transporte de fragmentos intemperizados da rocha original. Alguns agentes erosivos são chuvas, rios, mares e geleiras. Dentro da etapa de erosão está o transporte, ou deslocação de sedimentos que pode ocorrer por ação da gravidade, ventos e água.

3º) Deposição: os sedimentos intemperizados e transportados juntamente com restos de organismos que alí existiam, ou que também foram transportados pela mesma corrente, são depositados em uma dada superfície, geralmente em camadas no fundo de lagos, rios, mares e bacias sedimentares.

4º) Diagênese/ litificação = compactação e cimentação. Compactação é o processo de acomodação de fragmentos, diminuição de seu volume devido ao peso, diminuição dos espaços vazios e perda de água. A cimentação resulta da existência de substâncias dissolvidas na água que unem os sedimentos.

Nos estudos de sedimentologia, o tamanho dos grãos formadores das rochas é usado para determinar sua idade. Quanto maiores os fragmentos formadores da rocha, maior será sua porosidade e menor sua capacidade de retenção de água. Os argilitos são exemplos de rochas sedimentares com grãos finíssimos, baixa porosidade e grande capacidade de retenção de água.

Observações quanto ao formato dos grãos são usadas para inferir a velocidade ou tempo de transporte, de forma que em rochas com grãos mais angulosos o meio de transporte tenha sido mais lento, sem ação suficiente para desgastar sua superfície do grão a ponto de arredonda-la; e rochas com grãos arredondados passaram mais tempo sendo transportadas e sofrendo ação do desgaste.

Classificação de Rochas Sedimentares

Detríticas: Formadas a pela acumulação de detritos pré-exeistentes. Podem ser não consolidadas (com grãos soltos), como a argila, areia e o cascalho; ou consolidadas (ligadas entre si), como os argilitos, arenitos e conglomerados.

Biogênicas: Formadas pela acumulação de materiais de seres vivos, por exemplo, o calcário conquífero,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com