TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rodada Reflexão Estratégica

Monografias: Rodada Reflexão Estratégica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  354 Visualizações

Página 1 de 3

De acordo com CORTELLA (2011), Ética é, antes de qualquer coisa, a capacidade de protegermos a dignidade da vida coletiva é o conjunto de valores e princípios que usamos para responder três grandes perguntas da vida humana: quero? Devo? Posso?

E Moral é a prática da ética, do que julgamos correto, legalizado ou não. Moral é relativa de quem escolhe.

REFLEXÃO ESTRATÉGICA

Conforme Jean Brilman (2001), o estabelecimento de estratégias que a organização deve adotar para manter-se e desenvolver-se no mercado é uma questão que merece uma reflexão. Refletir sobre estratégia é um processo que consiste em se observar as características precisas e mais evidentes de gestão, utilizando a intuição e criatividade, a fim de elaborar as novas idéias e conceber as intervenções baseadas em novos aprendizados. Diante da especialidade e da especificidade de cada empresa é possível definir uma estratégica específica, partindo da direção geral, envolvendo a organização como um todo, para antecipar e orientar a ação. Emergindo do consenso de toda a organização, a partir da conscientização da necessidade de mudança ela deve ser clara, compreensível, estabelecida de forma concreta e simples, procurando conciliares as idéias as mais próximas possíveis da ação.

Nessa reflexão algumas questões, cujo conteúdo demonstra a realidade existencial da organização, devem abordar pelo menos quatro ações, segundo: CONHECER a empresa e a situação atual em que ela se encontra o que se sabe sobre o ambiente onde a organização está inserida? Quais são os ativos que ela possui? Como a organização é definida as forças, fraquezas, recursos em conhecimentos, competências, meios materiais, financeiros e humanos? Que se sabe da concorrência? Quais são os trunfos estratégicos fundamentais que a organização tem? DECIDIR aonde a empresa quer ir - o que se pretende com as atividades: continuação, reorganização, diversificação? Quais oportunidades querem programar: novos produtos, novos serviços, aumentar ou melhorar? Quais os interesses quanto aos clientes: conquistar novos, selecionar? Quais as proposições de valor: atributos, preços? Quais meios competitivos querem explorar, que imagem: a mesma ou uma nova? Em que dimensão: local, regional, nacional ou internacional? INVENTAR ou ESCOLHER como ir: quais tecnologias, inovações, marketing, organização de vendas, meios, investimentos, prazos, talentos, conhecimento? Só ou em aliança com outra empresa? Que forma de organização? Quais níveis de risco? DIVULGAR a estratégia junto às equipes de trabalho: qual o melhor método de divulgá-la de forma a mobilizar todos a participar do processo? A noção de estratégia engloba os novos fatores da realidade econômica onde a empresa se depara com uma diversidade de necessidades, pressão da concorrência, escassez de recursos, aceleração do ritmo das mudanças.

Na realidade, o estabelecimento de estratégias permite reforçar a consciência interna quanto aos alvos a serem alcançados e a coerência do comportamento dos colaboradores da organização. A estratégia é de início um discurso comum que define o ambiente da concorrência, um projeto ou um futuro. Neste sentido, a estratégia procura integrar as motivações individuais em uma lógica comum,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com