TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Romantismo No Brasil

Artigo: Romantismo No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 3

ROMANTISMO- LITERATURA

*Assim como em Portugal, o romantismo brasileiro também se dividiu em três gerações.

A primeira geração romântica se estendeu de 1836 a 1881 e foi marcada pelo empenho em redefinir a literatura como sendo genuinamente nacionalista, voltada para as origens indígenas e para as questões culturais. A obra que lhe deu início foi “Suspiros poéticos e saudades”, de Gonçalves de Magalhães, autor mais valorizado pela divulgação do romantismo do que pela qualidade de suas produções. “Suspiros poéticos e saudades” é obra dividida em duas partes, sendo a primeira sentimentalista e a segunda, de cunho nacionalista.

Algumas outras das características mais importantes do romantismo são: Exaltação da natureza; idealização da mulher, do índio e do herói; religiosidade; egocentrismo; volta ao passado histórico, medievalismo e a evasão.

Na poesia romântica, o nacionalismo se divide em ufanista ou indianista. O ufanista sendo voltado para a exaltação saudosista da pátria, enquanto o indianista retrata o índio como herói. Tanto uma quanto outra são abordadas nos textos do maior poeta da primeira geração brasileira, Gonçalves Dias.

Além de nacionalistas, outros textos de Gonçalves Dias se classificavam principalmente como lírica, medieval ou épica. Suas obras mais importantes são “Primeiros Contos”, “Segundos cantos e Sextilhas de Frei Antão”, “Últimos cantos” “Os Timbiras” e “Cantos”.

*A segunda geração baseou-se em uma arte totalmente voltada para o desapego ao nacionalismo e “mergulhou” em um sentimentalismo e pessimismo doentio como forma de escape da realidade e dos problemas que assolavam a sociedade.

Essa geração corresponde ao tempo de 1853 a 1869 e é também denominada “Ultrarromântica”, Geração “Mal do Século” ou até “Byroniana”, já que sofreu muita influência do poeta britânico George Gordon Byron. Os principais temas dessa fase são: morte, amor não correspondido, tédio, insatisfação, pessimismo.

No Brasil, tem como marco inicial a publicação da obra Poesia (1853), de Álvares de Azevedo (1831-1852) e tem como principais características: Profundo subjetivismo; Sentimentalismo exacerbado; Pessimismo e melancolia; Egocentrismo e individualismo; Fuga da realidade; Escapismo; Saudosismo.

As principais figuras artísticas que se destacaram neste período foram: Álvares de Azevedo, Junqueira Freire, Casimiro de Abreu e Fagundes Varela, sendo que todos esses morreram precocemente graças à vida boêmia que levavam. A temática pregada por eles baseava-se no devaneio, amores platônicos, mulher idealizada, inatingível e impalpável, vista mais no plano espiritual do que no material.

*Por último, a terceira geração que foi a mais voltada para o “social”, muito difundido pelo poeta Castro Alves com sua obra “Navio Negreiro”, a qual faz alusão à época da escravidão no Brasil. Os poetas pertencentes a esta geração foram muito influenciados pela figura do pássaro Condor, simbolizando a liberdade de uma forma geral. Razão pela qual a poesia é também chamada de “Condoreira” ou “Hugoana”, graças a forte influência do escritor francês Victor Hugo.

Iniciou-se em 1870 e seguiu até 1881 e foi marcada pela liberdade e uma visão mais ampla da vida. Suas principais características são: Erotismo; Pecado; Liberdade; Abolicionismo; Realidade social; Negação do amor platônico.

Em destaque, encontram se dois escritores: E Joaquim de Sousa Andrade, mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com