TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rondas Ostensivas com Caes Rocca Pmmg

Por:   •  22/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 4

A utilização do cão faz-se necessária à medida que facilita o trabalho do policial em diversos aspectos. Importante observar que a ação do cão policial não se limita a uma atividade específica e, sim, contribui em inúmeros tipos de trabalhos como, por exemplo, em locais de difícil acesso onde tem bastante risco. (POLÍCIA MILITAR, 2020).

Vale pontuar que todas as funções desenvolvidas pressupõem um treinamento qualificador de cada cão visando sua atividade fim. Dentre as funções dos cães pode-se ressaltar o cão de captura, técnica conhecida como “Hunting Drive”, significando habilidades para caça. Tal trabalho permite ao cão localizar possíveis infratores, procurando por locais acessados, fazendo a busca através do olfato, que em muito supera ao do ser humano. (POLÍCIA MILITAR, 2020).

A policia desenvolve outra atividade bastante reconhecida pela população, que é de Relações Públicas, que permite apresentar uma imagem positiva da corporação. Tal atividade possibilita o contato do público externo com os cães em diversas formas de trabalho da PM como, por exemplo, em desfiles, na qual permite demonstrar o serviço desempenhado pelos animais, suas habilidades de adestramento, obediência, entre outros. (POLÍCIA MILITAR, 2020).

Em manifestações o emprego dos cães permite a dispersão dos manifestantes. O cuidado nessa atividade é essencial, já que geralmente utiliza-se bombas. Na respectiva atividade, utiliza-se guias mais longas e obedecendo vozes de comando, desde ocupar certos lugares até a formação de linhas. (POLÍCIA MILITAR, 2020).

Uma especialidade de suma importância e empregada pelos cães consiste no faro de objetos. Devido seu olfato muito aguçado, essa atividade com o prévio contato do cão com o objeto a ser procurado permite que o cão já saiba o que procurar quando necessário. (POLÍCIA MILITAR, 2020).

Diferentemente do que o senso comum entende, a escolha do cão não se baseia em raças. Essa escolha perpassa nas características individuais de cada cão para determinado trabalho, entendendo de acordo com sua predisposição para tal fim. Cada especialidade requer habilidade específica e precisa-se ter cuidado nas escolhas, já que o cão pode ser considerado um Instrumento de Menor Potencial Ofensivo. (CALDEIRA, 2018).

Essa escolha dos cães leva em consideração fatores fisiológicos e psicológicos. Tal escolha deve-se pautar não o cão apenas em “laboratório”, mas principalmente em campo, já que o ambiente externo pode inibir ou estimular aspectos metabólicos. (CALDEIRA, 2018).

Importante ressaltar que cada especialidade dos cães citados possui características específicas a serem buscadas e, principalmente, exploradas. Por exemplo, o cão de faro necessita de uma alta habilidade de faro instintivo aliada a vontade de brincar e recuperar objetos, geralmente característica do Golden Retriever, Labrador Retriever e o Pointer Alemão de pelo curto. (CALDEIRA, 2018).

Algumas habilidades são consideradas maior que outras. Para cada atividade algumas características necessitam sobrepor a outras como, por exemplo, moderação, força, capacidade de resistir, vivacidade, memória, lealdade, entre outros. Atualmente existem meios que são medidos a aptidão dos cães para o trabalho, levando em consideração as características citadas para cada trabalho, inclusive podendo o cão ser até desligado caso não avance nas habilidades. (CALDEIRA, 2018).

Em muito se discute sobre a saúde dos cães, principalmente no quesito treinamento, já que alterações são “buscadas” no animal para responder ao meio inserido e a necessidade. Faz-se necessário distinguir o pensamento dos humanos com os parâmetros do cão. Para se medir o bem-estar, é necessário conhecer a biologia e a fisiologia comportamental do animal em vida natural, visando a satisfação da espécie. Os cães são marcados por necessitarem de ambientes complexos e variados com socializações baseadas em relações familiares. (MACHADO, 2013).

É evidente que o cão policial é um aliado ao trabalho policial como um todo. Dessa forma, a preocupação com o bem-estar do animal faz-se necessária à medida que alterações em seu organismo podem ser influenciados no trabalho em si. Como demonstra Machado (2013), o instinto do animal deve ser respeitado até mesmo para maior eficácia do trabalho. Fatores que contribuem para tal perspectiva é a promoção da interação com os brinquedos, diminuir o comportamento em caixas de transporte, maior período de atividades e treinamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (47.6 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com