TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro Para Peça de Teatro de Nossa Senhora de Guadalupe

Por:   •  23/6/2021  •  Seminário  •  1.941 Palavras (8 Páginas)  •  1.876 Visualizações

Página 1 de 8

Nossa Senhora de Guadalupe

SONOPLASTIA e NARRADOR: Amanhece. Ouve-se o canto dos pássaros. Juan Diego, olhando para a colina, ouve o som maravilhoso e lentamente chega próximo à colina. Os primeiros raios de sol aparecem. Num instante cessa o canto e se faz um grande silêncio. Ouve-se uma voz clara, Doce materno que vem de cima da colina.

Senhora: Juanito! Juan Diego!

Narrador: Juan Diego não duvidou. Subiu a colina, e inundado de alegria e expectativa. Quando chegou no alto da colina, uma senhora de pé estava olhando para ele.

Senhora: Aproxime-se, chegue mais perto.

(Obs: Aproximou-se, inclinou-se diante da senhora e a saudou.)

SENHORA: Escuta, filho meu, Juanito, para onde vais?

JUAN DIEGO: Minha senhora, menininha minha, vou a tua casa sagrada de México-Tlattelolco, para seguir as coisas de Deus.

SENHORA: Sabe, tem como certo em teu coração, filho meu que sou a perfeita Sempre Virgem Santíssima Maria, Mãe de Deus. (PAUSA) juanito, desejo de todo o coração e quero que seja construída minha sagrada casa, minha casinha. Aqui darei meu auxilio e minha defesa. Aqui escutarei seu pranto e de meu povo (Juan Diego a ouvia atentamente)

SENHORA: Juanito, para fazer acontecer o que deseja meu coração, vai ao palácio do bispo do México, e diga-lhe que eu te enviei. Diga a ele que eu desejo que me providencie uma casa aqui. Conta-lhe o que viste e o que escutaste. E que o bispo tenha a certeza de que o agradecerei, e te farei também muito feliz juanito (PAUSA). Já ouviste filhinho meu desejo e minha palavra vai faz agora tua parte.

JUAN DIEGO: (imediatamente Juan Diego se inclinou) Senhora, minha menina, já vou realizar teu admirável desejo, tua venerável palavra. Por isso te deixo por ora, eu teu pobre indiozinho.

NARRADOR: Juan Diego desceu a colina e, decidido foi ao palácio do bispo, onde jamais estivera ali antes, mas precisa cumprir sua parte.

SONOPLASTIA: (Juan Diego batendo na porta)

JUAN DIEGO: Preciso falar com o bispo governador.

PORTEIRO 1: É cedo de mais!( fechou o portão)

SONOPLASTIA: Portão fechando.

NARRADOR: Juan Diego ficou esperando e quando o sol já estava mais alto, bateu novamente.

PORTEIRO 2: O que você deseja?

JUAN DIEGO: Preciso falar com o Bispo.

PORTEIRO 2: Ele esta muito ocupado.

JUAN DIEGO: É muito importante.

PORTEIRO 2: Mais que homem insistente. Aguarde aqui.

NARRADOR: Após algum tempo alguém lhe acena para que entre. Diante do Bispo, Juan Diego ajoelha-se e logo sem receio revela tudo o que viu e o que escutou.

JUAN DIEGO: Senhor Bispo governador, estive diante de Nossa Senhora, a rainha celestial, e  ela me envia aqui, para lhe falar, sobre o grande desejo dela, ela deseja de todo coração que o senhor construa uma casa para ela lá em cima do morro, onde lá ela acolherar o seu povo e dará seu auxilio.

NARRADOR: O bispo sentado em sua grande cadeira e com a mão no rosto, ri duvidando de cada palavra. Todos na sala debocham, rindo discretamente, de Juan Diego.

D. ZUMARRAGA: Meu filho venha outra vez, outro dia, e vou te ouvir com calma vou examinar tudo o que realmente te traz aqui. Qual é mesmo o teu desejo? Agora vá.

NARRADOR: Juan Diego sai triste. E no alto da colina, a senhora o espera.

JUAN DIEGO: Minha nobre senhora, rainha do céu... Já fui lá onde me mandaste cumprir teu amável desejo. Contei tudo como me mandaste. Mas pelo que me respondeu, ele não entendeu direito. Ele não acreditou que esse desejo saiu dos teus lábios. (Olha para a senhora com dificuldade) eu te suplico senhora minha, que encarregues alguma pessoa entre os nobres, alguém que seja conhecido e respeitado, (BAIXA A CABEÇA) porque sou só um índio, um homem humilde. Aquele lugar que me envias não é lugar para mim. Senhora, por favor, dispensa-me. Só poderei cair em teu desgosto.

SENHORA: Escuta Juanito o menor dos meus filhos, tem certeza em teu coração que não são poucos os meus servidores e mensageiros. Mas e necessário que seja tu, pessoalmente, que vás e rogues. Será por meio de ti que se fará minha vontade e tudo que desejo pra vos neste lugar. Vai ver o bispo amanha e de minha parte fazer-lhe ouvir o meu desejo.

JUAN DIEGO: Senhora minha, rainha minha, com todo gosto irei de novo leva o teu desejo a tua palavra ao senhor dos sacerdotes, irei falarei... Mas talvez nem seja ouvido... e se for ouvido talvez nem seja acreditado. Agora eu me despeço de ti.

NARRADOR: Domingo em Tlattelolco; Após a multidão se reunir para escuta a doutrina, apresentar-se a lista de chamada e ouvir a missa, Juan Diego tomou o caminho do palácio do Bispo. Foi de novo muito difícil. Quando vê o bispo sentado em sua cadeira, cai aos seus pés, suplica, chora e fala tristemente do desejo da mãe de Deus.

JUA DIEGO: Senhor governador, venho diante do senhor novamente por pedido de nossa senhora pois ela deseja que o senhor construa uma casinha para ela la em cima do morro, é um desejo de tudo coração dela. Senhor governador acredite não é um desejo meu e sim de nossa senhora.

NARRADOR: O bispo levanta-se e o olha não sorrir, está intrigado. Interroga-o longamente.

D. ZUMARRAGA: A tua palavra não é suficiente para que seja atendido o que pede é necessário algum sinal, algo que mostre que verdadeiramente é a rainha do céu em pessoa que te envia. Só assim acreditarei.

JUAN DIEGO: Senhor governador, pensa e escolhe qual sinal deseja, o que quer, porque logo vou pedi-lo a rainha que me enviou aqui.

D. ZUMARRAGA: Já chega! Saia!

NARRADOR: Juan Diego sai. O bispo chama seus servidores.

D. ZUMARRAGA: Sigam este homem e o observe para saber aonde ele vai, e com quem ele vai falar.

NARRADOR: os dois seguem Juan Diego mais os perdem de vista. Juan Diego conversa com a senhora e disse-lhe o que o bispo desejava.

JUAN DIEGO: Minha Senhora, rainha do céu, o senhor dos sacerdotes não acreditou novamente no seu desejo e na minha palavra, ele pede um sinal de comprovação para acreditar que é a senhora que me envia.

SENHORA: Está bem filhinho. Voltaras aqui amanha e levaras ao bispo um sinal, já que ele pediu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com