TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Roteiro Turístico

Artigos Científicos: Roteiro Turístico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2014  •  2.656 Palavras (11 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 11

Curso de Turismo – Disciplina: Roteiros Turísticos

Atividades Práticas Supervisionadas - Roteiros Turísticos

A FÉ QUE MOVE O TURISMO EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

2ª Etapa

São Bernardo do Campo, 09 de Outubro de 2013.

Aula Tema: Planejamento de roteiros. Suporte técnica

Planejar e organizar são tarefas que exigem o detalhamento de muitos aspectos de um roteiro. São necessárias ações e providências antes, durante e após a operação de roteiros turísticos. Para um roteiro turístico atingir seus objetivos, é necessária a combinação de: Atrativos turísticos; equipamentos e serviços e informação. Precisamos ter conhecimento do local visitado, identificar as vocações turísticas do local, considerando os aspectos culturais, naturais e condições de atendimento ao turista nos meios de hospedagens, estabelecimentos de alimentação, entretenimento e lazer.

É necessário adequar o tempo de durabilidade do roteiro de acordo com a atratividade disponível do local, considerar tempo de deslocamento, tipo de transporte utilizado e as atividades desenvolvidas. Entender e valorizar o contexto dos atrativos naturais e culturais. Verificar quais os atrativos que serão aproveitados de acordo com o público atendido. A segmentação poderá ser feita através de vários critérios como motivação, faixa-etária, compor preço a partir dos custos totais e também da média de preço do mercado, além de verificar as possibilidades e facilidades das formas de pagamento. Escolher e combinar atrativos, equipamentos, serviços, infraestrutura, informações para que o roteiro possa proporcionar interesse, prazer e conforto aos seus participantes.

Baseado nas informações obtidas pelo Ministério de Turismo, definimos como roteiro turístico regional sustentável, o Turismo Religioso de cunho católico na cidade de São Bernardo do Campo, a escolha do roteiro foi escolhido devido a diversidade de instituições religiosas expressivas na cidade. O município de São Bernardo do Campo possui 25 instituições católicas cadastradas na cidade. Para a elaboração do roteiro do turismo religioso na cidade de São Bernardo do Campo é necessário à utilização de dois dias, com a prestação de serviços de hospedagem, alimentação e transportes e atrativos religiosos locais. A escolha do roteiro religioso para São Bernardo esta baseado nos tempos atuais onde o Turismo Religioso é um dos segmentos que mais cresce no mundo, principalmente no Brasil, envolvendo toda sua economia, cultura, políticas sociais e ambientais de um destino turístico.

O Turismo Religioso faz parte do turismo cultural onde o turista conhece novos conhecimentos através de manifestações religiosas, arquitetura de igrejas e museus sacros. É um tipo de segmento turístico que envolve um grande movimento de pessoas, que se deslocam de seu local de origem motivados pela fé para outro destino permanecendo alguns dias gerando assim renda local, pois esses turistas religiosos, romeiros e peregrinos são consumidores de bens e serviços.

Em São Bernardo do Campo existe uma grande diversidade de atrativos religiosos históricos, com potencial de exploração para o turismo religioso. Dentre eles, podemos destacar eventos que fazem parte do calendário da cidade como a Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes e Procissão dos Carroceiros, eventos que ocorrem nos meses de Agosto e Setembro. Os festejos a Nossa Senhora da Boa Viagem, em São Bernardo, sendo o mais tradicional evento religioso e o único de São Bernardo a integrar o Calendário Turístico do Estado de São Paulo. A devoção por Nossa Senhora da Boa Viagem começou por volta de 1848, quando foi concluída a obra da paróquia da santa, hoje conhecida como Igreja Matriz de São Bernardo, na antiga Estrada Geral de Santos, atual Rua Marechal Deodoro, na época a rota principal da ligação entre o Planalto de Piratininga com o litoral. A igreja se tornou parada obrigatória para os visitantes agradecerem ou pedirem uma boa viagem para Nossa Senhora dos Viajantes. A primeira festa organizada pelos carroceiros para a santa aconteceu em 1917, quando um grupo se reuniu para festejar a sua Padroeira e a partir dessa data entrou para a história de São Bernardo como manifestação folclórico-religiosa. Desde então, os carroceiros comparecem com muita devoção para prestar homenagem à imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem.

A Festa inicia na sexta feira que antecede ao domingo, com missa e novena a partir das 19 horas. No sábado a missa acontece ás 16 horas e em seguida a Praça da Matriz realiza shows abertos com a Banda Jovem de São Bernardo, Ministério religiosos, quermesse com barracas de comidas típicas, jogos de diversão, artigos religiosos e animação popular. No domingo a imagem da santa é levada em carro aberto do Corpo de Bombeiros da Igreja escolhida pela Diocese até a igreja da Matriz. O encerramento acontece no Domingo, com a celebração da missa em homenagem a Nossa Senhora da Boa Viagem pelo Dom Nelson Westrupp, bispo da Diocese de Santo André. A Procissão dos Carroceiros em São Bernardo recebe aproximadamente 04 mil pessoas. Para a realização do roteiro religioso em São Bernardo do Campo, elaboramos o cronograma de atividades para a realização do roteiro. Em termos de sazonalidade, podemos dizer que faz referência às estações ou épocas determinadas do ano; característico de uma estação; estacional. Portanto o Turismo religioso nesta data não há sazonalidade, por ser realizada todos os anos no mês de Setembro.

AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO

1. Formar valor do Roteiro Desenvolver folder dos atrativos e infraestrutura escolhida para o roteiro

2.

3.

4. Entrega da 1ª Etapa da ATPS

5.

6.

7.

8.

9. Iniciar 2ª Etapa da ATPS Entrega da 2ª Etapa da ATPS

10. Construir roteiro

Pesquisas bibliográficas

11. Elaborar cronograma

Pesquisas bibliográficas

12. Tematizar o roteiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com