TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rousseau E A Educação

Trabalho Universitário: Rousseau E A Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  233 Palavras (1 Páginas)  •  192 Visualizações

Discuta as principais idéias de Rousseau sobre à educação,observando o impacto intelectual que causou em sua época.Observe ainda,o conceito de criança que este autor veicula em suas idéias.

A influência de Rousseau nos modelos educativos nacionais é bastante evidente e tem sido objeto de vários textos de opinião.

Rousseau combateu idéias que prevaleciam há muito tempo, como a de que a teoria e a prática educacional, junto à criança, deviam focalizar os interesses do adulto e da vida adulta.

Como conseqüência, a criança não podia ser mais entendida como um adulto em miniatura. E se a criança era um ser com características próprias, não só as suas idéias e seus interesses tinham de ser diferentes dos adultos; também o relacionamento rígido mantido pelos adultos em relação a elas precisava ser modificado.

Com as suas idéias, Rousseau desmentiu que a educação é um processo pelo qual a criança passa a adquirir conhecimentos, hábitos e atitudes armazenados pela civilização, sem qualquer modificação. Cada fase de vida: infância, adolescência, juventude e maturidade foi concebida como portadora de características próprias, respeitando a individualidade de cada um.

Rousseau afirmou que a educação não vem de fora, é a expressão livre da criança no seu contato com a natureza. Ele foi um crítico da escola de seu tempo, da rigidez da instrução e do uso em excesso da memória.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com