TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rsenha ensino superior

Por:   •  25/5/2015  •  Resenha  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 4

Faculdade Anhanguera de Rondonópolis[pic 1][pic 2][pic 3]

Extensão e Pós-Graduação

 [pic 4]

Fabiana Sales Vieira

Anhanguera Educacional Ltda.

Unidade Rondonópolis-MT

fabianasvieira@hotmail.com


PASSO II e III

Curso: DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR

Disciplina: Metodologia da Pesquisa Científica


  1. a PRÁTICA DO ENSINO SUPERIOR

A obra em referencia foi escrita por um grupo de professores e pesquisadores universitários, preocupados com a melhoria da qualidade de ensino superior, bem como o desenvolvimento da docência universitária.

Docência na Universidade é uma obra rica em reflexões a acerca da prática do ensino no nível superior, oferecendo subsídios para esse debate constante no mundo acadêmico.

O livro é composto por sete capítulos, escritos por oitos professores e revisados e organizados, pelo professor Marcos Tarcisio Masetto, um dos principais autores brasileiros que analisam e desenvolvem propostas de aprimoramento para a formação de profissionais para o ensino universitário.

O principal objetivo discutido pelo grupo envolvido no projeto consistia em levantar uma discussão sobre o profissionalismo da atividade docente em cursos superiores no seu aspecto político-pedagógico, uma reflexão sobre a universidade pós-moderna e a formação do docente.

Masetto traz uma trajetória histórica do ensino superior, que nos faz compreender como se deu o desenvolvimento do ensino superior no Brasil, onde o objetivo era formar pessoas para exercerem profissões específicas, considerados aptos a exercê-la após uma avaliação quantitativa, na qual tinham uma média a ser atingida.

A princípio os docentes responsáveis por essa formação vinham de universidades européias, porém com a demanda e a expansão dos cursos o corpo docente também precisou ser ampliado com profissionais das diferentes áreas de conhecimento.

“Essa situação se fundamenta em uma crença inquestionável até pouco tempo, vivida tanto pela instituição que convidava o profissional a ser professor, quanto pela pessoa convidada ao aceitar o convite: quem sabe, automaticamente, sabe ensinar.” (p.11).

Nesse contexto Masetto baseia suas teses, referente à importância da formação do Docente e a reformulação curricular do ensino superior.

A obra chama atenção também para o contexto da teoria versus a prática, onde para Maria Isabel da Cunha, é fundamental levantar questões pedagógicas que articulam as influencias com outros fatores externos ao ambiente acadêmico.

 “A influência da sociologia na análise das questões educacionais fez mudanças profundas no rumo que essas questões tomaram” (p.28).

Essa influencia no Brasil ficou marcada com a abertura da democrática no país. “Cabe, ainda, ressaltar a importância da lucidez de Paulo Freire, sem duvida, o maior teórico da educação brasileira, que desvela a concepção de que a educação é muito mais produto do fator da sociedade em que se insere”. (p.28). Deixando claro que não é possível tratar de forma genérica a didática universitária.

Dentro das práticas do ensino superior, temos os métodos de avaliação dos acadêmicos, que desde o inicio da década de 90 enfrenta o desafio de melhorias, nas falhas detectadas, e dentre elas esta a formação do profissional da educação, que tem como grande desafio revitalizar o ensinar e o aprender na universidade, desprendendo do método avaliativo tradicional.

“A universidade que se quiser pautada pela ciência pós-moderna deverá transformar os seus processos de investigação, de ensino e de extensão segundo três princípios: a prioridade da racionalidade moral-prática e da racionalidade estético-expressiva sobre a racionalidade cognitivo-instrumental; a dupla ruptura epistemológica e a criação de um novo senso comum; a aplicação edificante da ciência no seio de comunidades interpretativas. (Santos 1994, p.194)” (p. 49).

Na Visão de Marilda Aparecida Behrens a prática do ensino no nível superior tem sido realizada por profissionais de diversas áreas, e às vezes não possui a formação pedagógica, situação que chama a atenção com aqueles que, além de não terem a formação pedagógica nunca tiveram experiência com a atividade acadêmica.

 “Por isso, o estigma que permeia as instituições de ensino superior de que o docente nasce feito e que, para ser docente basta ser um bom profissional em sua área.” (p.62).

Alertando para a necessidade da criação de programas de formação continuada com ênfase na reflexão sobre e na ação do professor, focando em direcionar para o saber o que fazer a atingir a demanda do mundo moderno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (221.2 Kb)   docx (732.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com