TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estatistica o processo de alfabetização dos alunos de instituições de ensino superior

Artigo: Estatistica o processo de alfabetização dos alunos de instituições de ensino superior. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Artigo  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO – UFMA

DOCENTE: ROSANI BRUNE

DISCENTES: LUCÍLIA ROSÁLIA DUTRA GONÇALVES E MARIANA NASCIMENTO MARQUES

RESENHA CRÍTICA

ASSUMPÇÃO, Solange R. Bonomo. As práticas investigativas no processo de letramento de alunos do Ensino Superior. In: I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística, 2008, Uberlândia. Múltiplas Perspectivas em Lingüística. Uberlândia: Universidade Federal de Uberlândia, 2006.

O artigo discute as práticas investigativas no processo de letramento de alunos do Ensino Superior, revelando que os alunos de modo geral não são capazes de ler fluente e proficientemente muitos gêneros textuais. A autora destaca a dificuldade em lerem e compreenderem os textos chamados não contínuos tais como gráficos, tabelas, formulários entre outros e ressalta que essas dificuldades exigem uma reação do sistema educacional brasileiro, para que as escolas cumpram o seu papel de preparar os estudantes para atuarem de maneira participativa e significativa na atual sociedade contemporânea.

Diante do exposto, o desenvolvimento das práticas investigativas foi realizado pelos acadêmicos do 7º período de Pedagogia do Centro Universitário UNA, em Belo Horizonte, na disciplina Metodologia do Ensino Fundamental, com intuito de observar a atuação dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental na promoção de adaptações metodológicas no processo ensino aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais. Para tanto foi realizado uma pesquisa teórica e de campo, onde os alunos analisaram os Parâmetros Curriculares Nacionais de 1ª a 4ª série, em seguida elaboraram questionários para análise da prática dos professores, onde logo depois visitaram escolas comuns e/ou especiais para coleta de dados. Com os questionários já respondidos foi feito uma análise dos dados obtidos para produção de gráficos e tabelas, onde estes serão analisados criticamente.

Este artigo por partir de um contexto maior, com vários textos em conjunto, prejudicou a leitura individual, por obter informações e dados fragmentados, não dando ao leitor um entendimento por completo do que se quis mostrar, principalmente na parte dos gráficos e das tabelas. A apresentação gráfica é um complemento importante, que ganha vantagem sobre a tabela, por este permitir uma visualização imediata da distribuição dos valores observados. Devem ser auto explicativos e de fácil compreensão, sendo, justamente a partir dessa fundamentação que na análise do artigo achamos equívocos relevantes.

Dentro do item 4, “O processo de aprendizagem dos alunos envolvidos”, o primeiro gráfico, sendo este de coluna, não conseguiu mostrar o que se queria de fato observar, começando pelo título que não está de acordo com os dados das colunas. As letras abaixo das colunas não foram nomeadas e nem ordenadas para que o leitor tenha a visualização imediata, e entender o que seriam as letras “N, R, S, E”, especificado na legenda somente a letra A (onde esta nem aparece nas colunas) que seriam pessoas que desenvolvem atividades com o teatro. Isso leva uma interpretação vaga do leitor, ao ver este gráfico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com