TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rumor

Seminário: Rumor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  Seminário  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 2

Deficiência Auditiva

É através da audição que identificamos e reconhecemos os sons do meio onde vivemos, e é por meio dele que nos comunicamos. A audição atribui-se a o desenvolvimento lingüístico, a aprendizagem e a produção da voz. Isso quer dizer que outros sistemas podem ser afetados se a audição for alterada.

Existem alguns exames que mostram o diagnóstico auditivo:

Audiometria de tronco cerebral: indicado para crianças pequenas ou para pessoas com problemas cognitivos. É um exame objetivo, não precisa da resposta pessoal.

Audiometria tonal: indicado para crianças maiores ou para aquelas que escutam algum som. É um tipo de exame subjetivo, há intervenção do indivíduo.

Audiometria vocal: é feito com crianças que já falam.

Emissões otoacústicas: deve ser feito em silêncio, feito em bebês ainda na maternidade.

É importante citar que a perda da audição pode ser mínima ou total, pode ser dada no processo auditivo ou por um distúrbio na audição, e mesmo se for apenas um distúrbio, esta pessoa não escuta tão bem como uma pessoa que apresenta o sistema auditivo perfeito.

A deficiência auditiva e a surdez apresentam características bem diferentes.

Deficiência auditiva: é quando uma das estruturas da orelha apresenta uma alteração, ocasionando a diminuição da capacidade da audição. A pessoa que apresenta este caso, ainda se comunica pela fala, pois sua perda é leve ou moderada.

Surdez: é quando umas das estruturas da orelha apresenta uma alteração, porém ocasiona a incapacidade de perceber os sons. O indivíduo comunica-se através da Língua Brasileira de Sinais LIBRAS, apresenta perda severa ou profunda da audição.

O implante coclear caracteriza-se pela implantação de um equipamento eletrônico computadorizado que substitui totalmente o ouvido de pessoas que tem surdez profunda, por meio de cirurgia.

O processamento auditivo é a capacidade que temos de realizar uma série de operações mentais quando recebemos um estímulo pelo sentido da audição, que vai depender da sua capacidade biológica inata e das experiências no ambiente acústico.

Meu posicionamento...

O professor que trabalha com crianças especiais devem prestar muita atenção em cada caso, avaliar o aluno de acordo com suas capacidades.

No caso de alunos com surdez, a linguagem de Libras, lhes ajuda muito, e o professor deve dominá-la para melhor e maior entendimento. Deve ter calma para apresentar os trabalhos para as crianças e dedicar-se a cada um para que a criança faça o maior proveito de cada atividade sendo que seu desenvolvimento será mais eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com