TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adaptação do Conto "Bárbara" que Integra "O Amor e Outros Estranhos Rumores”

Por:   •  27/11/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.437 Palavras (10 Páginas)  •  632 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA[pic 1]

CURSO SUPERIOR PUBLICIDADE E PROPAGANDA

TRABALHO FINAL DE LÍNGUA PORTUGUESA

Belo Horizonte

2015

TRABALHO FINAL DE LÍNGUA PORTUGUESA

Trabalho final de Língua Portuguesa sobre o conto Barbara de Murilo Rubião

                                                    Professor:

Belo Horizonte

2015

PERSONAGENS:

Personagem principal: Bárbara

O narrador: Seu Marido

E seu filho.

[pic 2]

Maurício de Barros e Débora Falabella, em adaptação do conto "Bárbara" que integra "O Amor e Outros Estranhos Rumores” ·.


 TEMPO E ESPAÇO:

O tempo do conto é cronológico, começa na infância quando se conheceram na escola e tinham quase a mesma idade, onde Bárbara já fazia várias exigências ao menino que só a via engordar.  Logo depois namoraram, ficaram noivos e, um dia, se casaram. Houve um tempo em que ele se fez duro e ameaçou abandonar Bárbara ao primeiro pedido que fizesse, até certo ponto produziu o efeito desejado, ela se refugiou e se recusava a comer ou até mesmo conversar, fugia escondendo-se no quintal e contaminava o ambiente de tristeza. Desconfiado em que sua ausência de pedidos pudesse favorecer uma nova espécie de fenômeno, levou-a ao médico onde descobriu sua gravidez.

     Suspeitando que sua magreza e palidez fosse adoecê-la e morresse com o filho no ventre lhe implorou que pedisse algo, pediu o oceano. Mesmo trazendo-lhe somente uma pequena garrafa contendo água do oceano, ela continuou a engordar. Momentaneamente despreocupou-se da exagerada gordura de Bárbara, pois agora sua apreensão voltava-se para o seu ventre a dilatar-se de forma assustadora. Receoso de que dali saísse um gigante, para seu desapontamento nasceu raquítico e feio, pesando um quilo somente. Bárbara repeliu seu filho sem nem mesmo querer alimentá-lo com seus seios cheios de leite, apenas por não ter o encomendado.

Quando se cansou do mar, pediu um baobá, plantado no terreno ao lado, mas seu marido arrancou um galho da árvore, insatisfeita cuspiu em sua cara. Dias tentando convencer o dono do imóvel a vender a árvore separadamente, acabou adquirindo toda a propriedade por um preço absurdo, contratou o serviço de alguns homens que arrancaram o baobá do solo.

Feliz e saltitante Bárbara passava horas sobre o grosso tronco, desenhando figuras e escrevendo nomes, onde comoveu seu marido com um único gesto de carinho que já recebera. Ao ver o baobá seco, desinteressou-se dele.

Ao contrário da mãe que estava terrivelmente gorda, o menino tinha que ser carregado nos braços, mesmo após passar anos do seu nascimento, ele não crescia uma polegada. Depois de um tempo ela queria possuir um navio, mesmo com o marido dizendo ficariam pobres com este gasto. Ele foi até o literal, escolheu o maior e o trouxe para sua cidade. Ela se transferiu para lá e não desceu mais a terra.

 

OBRA:

O conto Bárbara conta a historia de uma moça, que sempre tinha desejos cada vez maiores e seu marido sempre atendia.

Cada vez que seus desejos eram atendidos ela ficava mais gorda seu marido mesmo insatisfeito com sua mulher nunca deixava de atender aos pedidos para vê-la feliz, mais Bárbara nunca recompensava e nem dava carinho a ele.

Bárbara engravidou e quando seu filho nasceu não dava a menor assistência, sendo assim seu marido vivia preocupado, pois o menino nasceu raquítico enquanto sua mãe gorda e com bastante leite nos seios se negava a alimentar a criança, chegando ao ponto do menino passar fome.

O conto mostra como as pessoas sempre querem consumir quanto mais tem mais querem ter, nunca estamos satisfeitos com que temos sempre queremos mais no conto cita um exemplo quando Bárbara pediu á seu marido um baobá igual ao do vizinho e ele chega com um galho e ela fica insatisfeita.

  

NARRADOR:

O narrador de Bárbara é seu marido, cujo narra com uma esperança de um dia conseguir satisfazer todos os anseios de Bárbara e ter realmente reconhecimento deles, e não apenas desprezo e indiferença, o narrador representa o papel de vítima todo o conto, como se fosse um coitado que não tem carinhos e reconhecimento da própria mulher.

Ele tenta de todas as maneiras atender seus desejos até mesmo os mais doentios e insanos, mesmo sabendo que ela engordaria e isso não o agrada, o marido passa constantemente uma mensagem de insatisfação de seu “tamanho”.

Apenas por essas sugestões, notamos na narrativa uma equação amorosa cuja origem histórico-literária não é difícil de ser localizada: o modelo amoroso estabelecido e fixado pela lírica provençal, em particular pelas cantigas de amor galego-portuguesas, pautadas pela ética e pela estética do amor cortês, criado nas cortes francesas do século XII, e que, desde então, dá a diretriz poética de quase toda a poesia de temática amorosa produzida no Ocidente.

Genericamente falando, o amor cortês é a forma original pela qual o amor se diz na poesia. Logo, é conveniente, para entendermos como Murilo Rubião recria esse esquema retórico, rever alguns dos traços mais recorrentes da poética medieval ligada ao amor”. Eduíno José Orione, Prof. Doutor FATEA.

 

AUTOR:

Murilo Eugênio Rubião, escritor da obra “Bárbara “nascido Na cidade de Carmo de Minas em Minas Gerais, no dia oneº de Junho de 1916.

É considerado o maior autor de Realismo fantástico no Brasil , Murilo iniciou seus estudos em Conceição do Rio Verde , concluindo-os na faculdade de Direito em Belo Horizonte .Seu primeiro livro  foi "O ex-mágico" que na época não teve muito sucesso, o livro foi publicado em 1947 daí o escritor ingressou na carreira política como assessor , muitas das suas obras hoje são peças de teatro tendo como exemplo “Bárbara’’ .O escritor faleceu em 1991 , na cidade de Belo Horizonte onde passou a maior parte da sua vida .

 

LINGUAGEM:

O autor uma linguagem bem simples no conto, ele trata de situações fantásticas para fazer uma crítica aos sentimentos humanos, as vezes muitas desses sentimentos deixamos passar e não falamos sobre tais, usa a fantasia do conto para mostrar problemas como o consumismo e o não reconhecimento de carinho e dedicação que no caso vem de seu marido ao realizar tantos desejos.

Desejos que enquanto vão sendo atendidos mais se afasta da relação humana e vive em um isolamento fora do comum.

TEMAS:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (231.7 Kb)   docx (70.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com