TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SAÚDE COM SEGURANÇA: A IMPORTÂNCIA DA BIOSSEGURANÇA NOS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE

Por:   •  10/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.671 Palavras (7 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 7

Centro Estadual de Educação Profissional do Campo Milton Santos

Curso: Técnico Segurança Do Trabalho

SAÚDE COM SEGURANÇA: A IMPORTÂNCIA DA BIOSSEGURANÇA NOS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE

AnaCleyde Cardoso de Macedo e Hiab Santos de Souza

Arataca-BA

2015

AnaCleyde Cardoso de Macedo e Hiab Santos de Souza

SAÚDE COM SEGURANÇA: A IMPORTÂNCIA DA BIOSSEGURANÇA NOS ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE

Trabalho de Conclusão do Curso Técnico Segurança Do Trabalho a ser entregue ao professor Deilamar.

Arataca-BA

2015

Sumário

  1. Introdução ........................................................................................ 4
  1. Justificativa ...................................................................................... 5
  1. Objetivos .......................................................................................... 5
  1. Objetivo Geral .............................................................................. 5
  1. Objetivos Específicos .................................................................. 5
  1. Referencial Teórico ......................................................................... 5
  1. Conclusão ......................................................................................... 8
  1. Referências Bibliográficas ................................................................9
  1. INTRODUÇÃO

Os profissionais da área de saúde estão submetidos a diversas situações de riscos como biológicos, químicos e físicos nos ambientes de trabalho. A fim de diminuir essas situações estão sendo realizadas várias pesquisas sobre a segurança dos profissionais de saúde durante a rotina de trabalho, ou biossegurança.

 Biossegurança é o conjunto de medidas voltadas para a prevenção, eliminação ou diminuição de riscos relacionados às atividades de produção, ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços que podem comprometer a qualidade dos trabalhos realizados ou a saúde dos animais, meio ambiente e do homem, ou seja, os trabalhadores através dessas ações podem prevenir, diminuir e até mesmo eliminar os riscos a que se encontra exposto no ambiente de trabalho. As medidas de Biossegurança existem como meio de prevenção da contaminação, no qual grande parte dos acidentes acontece pelo uso inadequado e/ ou ineficaz das normas propostas, dando origem assim a procedimentos que apresentam riscos.

Os trabalhadores podem acidentar-se ou adoecerem por causa das condições de trabalho e sua intensidade de contato com os agentes que irão propiciar o risco, visto que, constantemente ingressam no mercado de trabalho sem terem conhecimento dos cuidados necessários para evitar a exposição aos riscos e da rotina do serviço, permanecendo sem treinamento, após a admissão, sobre os fatores de risco presentes. Ou por já trabalharem por muitos anos acabam adquirindo vícios profissionais, ou achando que nada de errado acontecerá. Dessa forma, torna-se necessário a conscientização desses profissionais visando à realização de procedimentos e técnicas assépticas para garantir segurança não apenas ao profissional, mas também a do paciente e seus familiares.

  1. JUSTIFICATIVA

Os profissionais de saúde estando exposto à uma série de risco e agravos à sua saúde precisam aderir medidas de prevenção. Nesse contexto, este trabalho justifica-se pela necessidade de conhecer as formas de prevenção de acidentes no trabalho e as normas de biossegurança, a fim de minimizar os agravos à sua saúde durante a jornada de trabalho nos estabelecimentos de saúde.

  1. OBJETIVOS

  1. OBJETIVO GERAL
  • Promover discursão sobre a biossegurança nos estabelecimentos de saúde.
  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Ampliar conhecimentos acerca da temática biossegurança.
  • Analisar os riscos e agravos os quais os profissionais de saúde estão expostos.
  • Conhecer as normas de regulamentação sobre biossegurança.
  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Biossegurança é um conjunto de procedimentos, ações, técnicas, metodologias, equipamentos e dispositivos capazes de eliminar ou minimizar riscos inerentes as atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos.

A biossegurança  é um conjunto procedimentos e estudos de relevante importância nos serviços de saúde, que visam não apenas abordar medidas de controle de infecções para proteger os funcionários que prestam assistência e os usuários em saúde, mas também por desempenharem papel fundamental na comunidade onde atua da promoção da consciência sanitária, da importância da preservação ambiental com relação à manipulação e descarte de resíduos químicos, tóxicos e potencialmente infectantes, e também, da diminuição, de um modo geral, de riscos à saúde e acidentes ocupacionais. Este é um processo que há conclusão em sua terminologia, ou seja, é um processo progressivo, que sempre deve ser atualizado e supervisionado.

Legalmente falando, a biossegurança voltada para os processos relacionados a organismos geneticamente modificados e pesquisas que utilizam células-tronco embrionárias, de acordo com a Lei de Biossegurança – N. 11.105 de 24 de março de 2005. Esta lei tem como enfoque os riscos envolvidos nas técnicas de manipulação de organismos geneticamente modificados. O órgão que regula essa lei é a Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, da qual faz parte profissionais de diferentes ministérios e indústrias tecnológicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (110.6 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com