TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS DE TRABALHO DE ALTO DESEMPENHO (STAD)

Artigos Científicos: SISTEMAS DE TRABALHO DE ALTO DESEMPENHO (STAD). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  297 Palavras (2 Páginas)  •  1.577 Visualizações

Página 1 de 2

SISTEMAS DE TRABALHO DE ALTO DESEMPENHO (STAD)

Este tema não é muito abordado nos concursos mas vale a pena saber pois está diretamente ligado com a estrutura organizacional da empresa.

Os sistemas de trabalho de alto desempenho é entendido por Nadler, Gerstein e Shaw(1994, p.102) como:

[...] uma arquitetura organizacional que reúne trabalho, pessoas, tecnologias e informações de modo a otimizar a congruência, ou adequação entre elas [...] a fim de produzir alto desempenho em termos de resposta eficiente às exigências dos clientes e outros demandas e oportunidades ambientais.

Este conceito surgiu na década de 40, resulto de pesquisas que apontavam a existência de alto desempenho quando havia uma congruência entre o projeto do sistema técnico (a forma de coordenação do trabalho/execução das tarefas com a tecnologia disponível) e com o projeto do sistema social de trabalho, dando origem a abordagem denominada "sistemas sociotécnicos".

A conclusão básica dessa concepção é de que as pessoas e o sistema técnico devem adaptarem-se, nesse sentido o processo se inicia com a análise das exigências e condições ambientais, seguida da análise do trabalho realizado na organização.

Reflete-se nos aspectos externos e internos, na visão estratégica dos negócios, tecnologia e outros fatores. As implicações tornam-se visíveis na forma como as pessoas integram-se entre si e com os ambientes interno e externo e ainda como desempenham suas funções. No entanto, a importância da abordagem dá-se no instante em que examinam-se as implicações sobre as pessoas e sobre o desempenho.

Os STAD por implicarem em interação entre agentes e a organização, possibilitam controles mais freqüentes, ou seja, que variações possam ser percebidas e controladas na fonte e não fora da unidade de trabalho, implicando em dotar as unidades com informações e métodos que permitam tal desdobramento, torando a avaliação de desempenho mais ampla e abrangente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com