TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SISTEMAS ESTRUTURAIS. CALCULO E TABELA DE PESOS ESPECIFICOS

Por:   •  17/5/2016  •  Abstract  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  1.581 Visualizações

Página 1 de 3

SISTEMAS ESTRUTURAIS.

CALCULO E TABELA DE PESOS ESPECIFICOS:

Sabemos que existem peças de vários materiais de mesmo volume porem com pesos diferentes ou seja, uns com maior densidade (peso especifico) que outros.

Assim peças de ferro pesam mais que mesmo tamanho e formato, de madeira. O índice que de maior peso por unidade de volume chama-se peso específico(densidade) representado pelo símbolo gama. Uma peça que mede 1metro de largura por 1 de comprimento por 1 de altura, pesará valores abaixo se for feita de:

Material

Peso

Peso especifico ou densidade

Granito ou marmore

2.800

2.800kg/m³

Basalto

3.000

kg/m³

Tijolo maciço

1800

kg/m³

Concreto armado

2.500

kg/m³

Concreto simples

2.400

kg/m³

Pinho ou cedro

500

kg/m³

Cabriúva ou ipê

1.000

kg/m³

Aço

7.850

kg/m³

Vidro plano

2.600

kg/m³

Ferro fundido

7.250

kg/m³

Tabela de acordo com NBR da ABNT, versão 2.000. para o calculo de estrututras de edificações.

Portante concluímos que P=Gama x V  ( 1 LITRO DE ÁGUA = 1KG)

CALCULO DE PESOS DE AREAS.

Para carregamento que tem alto constante(piso cerâmica, tijolo, telhas)podemos adotar o conceito de peso por área. Assim, por ex um piso de cerâmica+argamassa, tem o peso por área de 55kg/m² enquanto o piso cimentado de 1,5cm de espessura temo peso por área de 32kg/m². A formula que relaciona peso por área de uma peça é:

P.A= P/A onde P.A.= peso/ área; P= peso; A=área.

Módulo de elasticidade (lei de hooke)

Para entender o assunto de forma prática, imaginemos o seguinte ex. Temos 2 elasticos de comprimento diferentes(um +- o triplo do outro), porem de mesmo material e que estão presos a umsuporte na mesma altura, de forma que se possa medir seus comprimentos.

Coloca-se um peso qualquer na extermidade maior e mede-se quanto foi o alongamento(de formação) causado pela ação de força(tração). Transfere-se o mesmo peso para o elástico menor e mede-se novamente verificando-se que a formação foi menorapesar de serem do mesmo material e receberem o mesmo peso, a deformação (Delta L) é diferente.

(IMAGEM)

Se dividirmos a deformação DELTA pelo comprimento L para cada um dos elásticos chegaremos a valores iguais. DELTAL1/L1= DELTAL2/L2 portanto, para um mesmo material e peso aplicado, a reação DELTA.L/L é constante e é chamada E(deformação unitária).

Se repetirmos a ex dobrando o peso? Acharemos uma deformção que será igual para as 2 peças porem o dobro da anterior, que nos leva a concluir que a relação entre força(P) e deformação DELTA.L/L é constante. Essa relação linear é válida tanto pra tração qto p/ compressão. (IMAGEM)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com