TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas Estruturais

Dissertações: Sistemas Estruturais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  3.048 Palavras (13 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 13

ARQUITETURA E URBANISMO

SISTEMAS ESTRUTURAIS EM AÇO E MADEIRA

SALVADOR-2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO....................................................................................................01

CASA DO COMÉRCIO.................................................................................02 a 05

CAPITAL GATE TOWER..............................................................................06 a 10

CENTRO EMPRESARIAL DO AÇO................................................................11 a 14

INTRODUÇÃO

O uso da estrutura de aço como tecnologia construtiva surgiu em meados do século XVIII e, a partir dessa época, transformou as criações arquitetônicas e as continua influenciando até os dias atuais. No Brasil, a utilização de estruturas metálicas em edificações iniciou-se na segunda metade do século XIX, com o uso do ferro fundido, e expandiu-se até os dias de hoje, com o uso do aço, principalmente em edificações de usos comerciais e de serviços.

01

CASA DO COMÉRCIO (BA - BRASIL)

A Casa do Comércio foi projetada pelos arquitetos Jader Tavares, Otto Gomes e Fernando Frank, este teve sua inauguração no dia 28 de Janeiro de 1988. Com 11 pavimentos e o pé direito de 4,30m o prédio conta com uma área total construída de aproximadamente 16.000m², no edifício encontram-se as sedes administrativas do Sesc, Senac, Cesec e Federação do Comércio, além de conter também o Cine Teatro Sesc Casa do Comércio e o Restaurante Internacional do Senac.

O edifício consiste em dois blocos de concreto armado onde se apóiam os perfis metálicos, unidos por treliças do tipo Pratt com apoio no banzo inferior sobrepostas ortogonalmente, formando balanços e compondo a base em que se apoiam vigas e lajes de piso de nove pavimentos estruturados em aço, que vai dar uma volumetria diversificada à obra, fugindo da tradicionalidade, por fim os perfis metálicos são fechados por painéis de vidro. No primeiro pavimento é onde se localiza o teatro do Sesc, os pavimentos subsequentes são tomados por salas administrativas, exceto o último pavimento que é onde se encontra o restaurante internacional, que vai permitir aos clientes uma bela vista.

A obra propõe um novo dialogo com o espaço urbano dando lugar a outras percepções e sentidos. A exemplo das paredes de vidros, que se passam por janelas ao invés de um elemento opaco, o guarda-corpo das varandas dão lugar a jardins e sua volumetria “brinca” com as nossas percepções

02

MONTAGEM DA ESTRUTURA (1988)

PLANTAS BAIXAS

03

04

CASA DO COMÉRCIO ATUALMENTE

05

CAPITAL GATE TOWER (EMIRADOS ÁRABES)

Projetado pelo escritório RMJM, a Capital Gate é uma torre ilustre e emblemática de 35 andares e 160 metros, que faz parte do empreendimento do Capital Centre ao redor do Centro Nacional de Exposições de Abu Dhabi. Ela conta com um hotel de luxo de nível presidencial e escritórios, estando Inclinada numa direção com um ângulo de aproximadamente 18 graus. A construção começou em setembro de 2007 e a parte externa foi concluída em dezembro de 2009.

A proposta foi misturar a beleza das ondas com a energia da arquitetura moderna. Inspiração na paisagem local, encontra-se no movimento das dunas e no fluir das águas do golfo pérsico. O vento e a água com ritmo dinâmico capturada na linguagem no edifício com volume dinâmico e desafiador, com faces suaves que remete ao turbilhão de ventos e o impacto das ondas sobre a areia.

Os 35 andares da torre são distribuídos da seguinte forma: do segundo ao 16º são andares destinados a espaço para escritórios, do 18º em diante são os pisos reservados ao hotel Hyatt Capital Gate. O primeiro piso e o 17º são plant rooms, salas utilizadas para abrigar máquinas de grande porte, como equipamentos de ar condicionado. A edificação é sustentada por um exoesqueleto de aço conhecido por diagrid. Utilizado na construção de grandes edifícios de aço, o diagrid cria estruturas triangulares com vigas diagonais de suporte. A vantagem dessa técnica é que ele requer menos aço estrutural do que uma edificação convencional, já que dispensa a necessidade de pilares e vigas internas.

Na Capital Gate Tower, o diagrid fica acima de 490 estacas distribuídas amplamente e fincadas a 30 metros de profundidade para suportar a gravidade, o vento e as pressões sísmicas causadas pela inclinação do prédio. No total, foram utilizadas 13.200 toneladas de aço na torre, sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com