TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Dissertações: SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/8/2014  •  3.773 Palavras (16 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CURSO DE PEDAGOGIA-ENSINO SUPERIOR

TRABALHO DESENVOLVIDO PARA DISCIPLINA FUNDAMENTOS SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

PROFESSORA :

Aline Suelen Monteiro Arruda RA366664 E-mailsuelen-arruda@hotmail.com

Antônia Cristina Monteiro de Araújo RA384318 E-mail antonia.sucesso@gmail.com

Ailton Soares Pinheiro RA387880 E-mail ailtonsoares31@gmail.com

Rúbia Jalva Costa Nascimento RA 367957 E-mail rubiasilva.41@gmail.com

Raquel de Oliveira Câmaras RA 357397 E-mail raquel3366hotmail.com

Manaus, Amazonas 2013

INTRODUÇÃO

O presente trabalho pretende apresentar resultados das atividades realizadas na disciplina Sociologia da Educação onde serão abordados o significado da Sociologia e sua representação na sociedade, bem como outras pesquisas relacionados a Sociologia da Educação.

Por se tratar uma disciplina que considera as interações que ocorrem na vida em sociedade envolve o estudo dos grupos e dos fatos sociais, das divisões em classes e camadas, da mobilidade social e da interação entre as pessoas e grupos que a constituem. Em síntese, a Sociologia é uma ciência que estuda a sociedade por meio da observação do comportamento humano.

Percebe-se, portanto, que a Sociologia se formou a partir de um contexto histórico-social complexo e bi polarizado. Primeiramente, ela assumiu o papel intelectual de repensar o problema da ordem social, enfatizando a necessidade da existência de instituição como a autoridade, a família, a hierarquia a destacando a importância teórica delas para o estudo da sociedade.

Segundo Le Play (1806-1882), não seria o indivíduo isolado o elemento fundamental para a compreensão da sociedade, mas sim a unidade familiar. Estudou diversas famílias de trabalhadores sob a industrialização e pôde observar que elas estavam mais instáveis do que anteriormente. Le Play acreditava que se os respectivos papéis tradicionais do homem e da mulher dentro da família fossem resgatados, as famílias e a própria sociedade poderiam adquirir mais equilíbrio.

Para Weber, a sociedade é fruto das ações racionais dos indivíduos, que tem a capacidade de fazer as próprias escolhas e não uma sociedade que impõe aos indivíduos o que deve ou não fazer, como pensava Durkheim. Sendo assim, os indivíduos são completamente capazes de exercer a própria vontade, não se importando com a sociedade, pois são eles que através de participações em instituições como família, escola, igreja e etc., desenvolvem a sociedade.

ETAPA 1 – Identificar e Listar os Significados de Sociologia e suas Contribuições para a Educação.

Através desta pesquisa, compreendemos que a sociologia significa uma interação entre os indivíduos, as formas internas de estrutura, ou seja, camadas sociais, valores, as leis etc., os conflitos e as formas de cooperação geradas através das relações sociais.

A sociologia abrange várias áreas, existindo sociologia comunitária, sociologia econômica, sociologia financeira, sociologia política, sociologia jurídica, sociologia do trabalho, sociologia familiar, etc.

A sociologia surgiu no século XVIII como disciplina de estudo sobre as consequências de dois grandes acontecimentos, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, que causaram profundas transformações econômicas, políticas e culturais na sociedade daquele período.

O termo sociologia foi utilizado primeiramente com o filósofo francês Auguste Comte no seu Curso de Filosofia Positiva, em 1838, na tentativa de unificar os estudos relativos ao Homem, como a História, a Psicologia e a Economia. A corrente sociológica positiva-funcionalista, fundada por Comte, foi mais tarde desenvolvida por Émile Durkheim.

Durkheim fundamenta sua teoria a partir do método Funcionalista. Este sociólogo compara a sociedade com um organismo vivo. Os órgãos trabalham em função da harmonia de todo o organismo.

Este sociólogo conceitua dois tipos de solidariedade: mecânica e orgânica. A solidariedade mecânica existe em sociedades primitivas em que a consciência coletiva é bastante enfática nos habitantes bem como a sociedade é coesa, isto é, os habitantes têm em comum as crenças, hábitos e valores. A solidariedade orgânica pode ser encontrada nas sociedades modernas complexas em que é acentuada a divisão do trabalho social e em que a sociedade é fragmentada.

Durkheim não desenvolveu métodos pedagógicos, mas suas ideias ajudaram a compreender o significado social do trabalho do professor, tirando a educação escolar da perspectiva individualista, sempre limitada pelo psicologismo idealista - influenciado pelas escolas filosóficas alemãs de Kant (1724-1804) e Hegel (1770-1831). "Segundo Durkheim, o papel da ação educativa é formar um cidadão que tomará parte do espaço público, não somente o desenvolvimento individual do aluno", explica José Sérgio Fonseca de Carvalho, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Nas palavras de Durkheim, "a educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estada física e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto". Tais exigências, com forte influência no processo de ensino, estão relacionadas à religião, às normas e sanções, à ação política, ao grau de desenvolvimento das ciências e até mesmo ao estado de progresso da indústria local.

O funcionamento da sociedade, para Comte, obedeceria a diretrizes predeterminadas para promover o bem-estar do maior número possível de indivíduos. Além de uma reformulação geral das ciências e da organização sociopolítica, o filósofo planejou uma nova ordem espiritual, inspirada na hierarquia e na disciplina da Igreja Católica, que considerava muito eficientes. A nova doutrina, porém, se dissociava totalmente da teologia cristã, que Comte rejeitava por se basear no sobrenatural, e não no materialismo científico. No fim da vida, ele chegou a preconizar a construção de templos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com