TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA - NATURA

Artigo: SUPRIMENTO DE MÃO DE OBRA - NATURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  975 Palavras (4 Páginas)  •  5.513 Visualizações

Página 1 de 4

5. Suprimento de mão de obra

5.1 – Planejamentos de Mão de Obra

No âmbito da área dos Recursos Humanos, todo planejamento de mão de obra têm como principal objetivo recrutar, selecionar candidatos qualificados e com potencial para o trabalho. Em outras palavras, esse é o planejamento da mão de obra da empresa. É de vital importância nas organizações, um planejamento firme, pois é a base de uma excelência na organização que tem as pessoas como principal fonte de sucesso. Toda busca e captação é feita conforme os cargos e as funções que estão vagas ou são necessárias no momento para a empresa, e é juntamente sincronizada com o perfil do profissional. Feito isso, entra toda a parte de Recrutamento e Seleção que visa suprir (de fato) a vaga e preencher o quadro atendendo a necessidade da organização, e alinhando o colaborador com os valores, princípios e metas da empresa.

A NATURA COSMÉTICOS trata esse setor como um dos principais em sua grande organização, têm como principal recurso total busca de candidatos que estejam motivados, que sejam competentes e principalmente alinhado com os valores da empresa. Toda essa área, abrangendo o Recrutamento e Seleção, são vistas pela NATURA como pilares, disponibilizando e informatizando toda a área de Recursos Humanos.

5.2 – Recrutamento

Atualmente a NATURA trabalha com os dois tipos (mais conhecidos) de recrutamento. Primeiro, o recrutamento interno, que nada mais é do que a busca pelo candidato dentro da organização, quando já temos o colaborador alinhado. Este tipo de recrutamento preza pela segurança por já conhecer o candidato, já saber se o mesmo está motivado, integrado nas diretrizes da organização. Também serve para motivar os outros candidatos, haja vista a chance de crescimento dentro da empresa, há algumas desvantagens como certa inveja de outros candidatos a verem que uns sobem de cargo, a empresa não oferecer a promoção em um momento certo, porém há mais vantagens do que desvantagens nesse âmbito. A NATURA prioriza a parte de recrutamento interno, como forma de aplicar os valores já ditos (motivação de funcionários, crescimento, etc.).

Há também o recrutamento externo, que busca e seleciona os candidatos dentro do mercado de trabalho por meio de técnicas de recrutamento já existentes. Há diversos meios para esse recrutamento, hoje a NATURA tem como principal fonte de recrutamento externo o seu site (www.natura.net), na aba TRABALHE CONOSCO, o candidato armazena seu currículo de modo que o mesmo fica armazenado em seu banco de dados, e o perfil sendo adequado para a vaga é chamado para a Seleção (ver módulo Seleção). A NATURA também lança vagas em jornais, prioriza a indicação (quando outro funcionário indica outro), e outros tipos de recrutamento. Vale ressaltar que em todo processo de Recrutamento (seja interno ou externo) a NATURA busca a diversidade como meio de contribuição para o aumento do capital humano, sem diferença de raças, culturas, religiões, sexo, suas experiências, tudo baseado em contribuir para um bem comum na organização. Todos os cargos tem um perfil definido pela NATURA, e o recrutamento deve respeitar esse perfil.

5.3 – Seleção

Já discorrido no Módulo Recrutamento, a NATURA prioriza seu recrutamento interno, porém abre uma aba em seu site para os candidatos anexarem seu currículo e suas competências pessoais. Há duas opções no site: Cadastramento para ser uma revendedora NATURA, e cadastramento de currículo voltado para áreas administrativas e vagas operacionais. Há alguns requisitos para o preenchimento das vagas como: gostar de se relacionar e ter uma boa comunicação com pessoas, ser criativa (revendedora), ter liderança, conhecer informática, experiência na área comercial, etc. Após o cadastro no site, o candidato

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com