TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE

Por:   •  31/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.344 Palavras (10 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 10

Conceitos relacionados aos Recursos Sustentáveis

O conceito definido no inicio da década dos anos 80 por Lester Brown, define a comunidade sustentável como algo capaz de satisfazer as necessidades próprias sem reduzir ou prejudicar as oportunidades de gerações futuras. O conceito deve estar fundamentado em três estágios: a prevenção da poluição; minimizar impactos produzidos pela empresa durante todo o ciclo de vida do produto; e tecnologia limpa, onde procuram investir em tecnologias que tragam a sustentabilidade ambiental. (TRIGUEIRO, 2003)

Os impactos ambientais estão ligados com a industrialização. Ocasionando danos em rios, mares e atmosfera em grandes proporções, muitas vezes, danos irreversíveis. Com o tanto de indústrias que se tem hoje nas grandes cidades, grande quantidades de poluentes são geradas.

Através de programas que beneficia o meio ambiente e com a pratica da produção mais limpa é possível entender que os conceitos gerenciais, por exemplo: a reciclagem dos resíduos contribua positivamente. Além de que não há necessidade de grandes investimentos, para contribuir com o meio ambiente, além de incentivar o próximo à mudança em seu comportamento, novos métodos e novas atitudes promovem a mudança de tecnologia. A produção mais limpa é uma opção que previne a poluição, além de estar sempre em busca de maneiras eficientes garantindo a saúde e o bem-estar de toda a sociedade e as comunidades próximas. (DONAIRE, 2008)

Muitas instituições são criadas para contrapor aos danos e males que o excesso de produção e consumo vem causando, consumidores conscientes que estimulam a produção crescente de produtos verdes.

Em 1972, é criada a primeira conferencia para tratar de temas ambientais, em Estocolmo. Visando a necessidade do controle da poluição ambiental, oferecendo bases sólidas para a preservação ambiental. Em 1980, começa a se ampliar os conceitos de proteção do Meio Ambiente. Observando a necessidade de estabelecer politicas de controle da poluição ambiental e planejando o consumo de recursos naturais não renováveis. Foi criado o Protocolo de Montreal, cujo seu objetivo é um comprometimento a redução de produção de CFC (clorofluorcarbono). (ALBUQUERQUE, 2009)

O CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) institui a realização de estudos de impactos ambientais a qualquer empreendimento que apresentasse impacto aos meios físicos, biológico ou socioeconômico. Em 1990, os conceitos ambientais passam a ser incorporados no planejamento de varias indústrias. Em 1992 no Rio de Janeiro, a Confederação das Nações Unidas para o Meio Ambiente (CNUMAD) reúne nações para assinar os tratados que universaliza a discussão ambiental, abraçando a ideia de desenvolvimento sustentável. A indústria passa a ter responsabilidades tributarias pela geração de poluição. Este movimento foi considerado o marco definitivo para a inclusão do conceito de desenvolvimento sustentável. Conhecida como ECO-92, ou RIO-92. (TRIGUEIRO, 2003)

O Relatório Brundtland, é um documento que se da o inicio da utilização da expressão desenvolvimento sustentável. Este documento mostra que para o desenvolvimento seja sustentável, seu foco esta na integridade ambiental, gerando um equilíbrio entre as dimensões sociais, econômicas e ambientais. Ele também alerta o mundo sobre a necessidade de alterar o desenvolvimento econômico em direção à sustentabilidade, com menor impacto nos recursos naturais e no ambiente, não afetando gerações futuras.

A Agenda 21 foi um movimento que resultou da Conferencia das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD). Foi o maior e mais importante documento produzido, projetos detalhados de ações em matéria de meio ambiente. É uma agenda que assume o comprometimento com o desenvolvimento sustentável, visando promover uma despoluição no planeta, usando formas que não agrida o ambiente e não esgote os seus recursos disponíveis. (TACHIZAWA, 2010).

Fundado no ano de 1992, o Instituto ECOAR, é uma organização da sociedade civil de interesse total publico, se localiza na cidade de São Paulo, formada por uma equipe de ambientalistas, atuando após a (ECO-92), em questões ambientais emergentes, contribuem para a construção da sociedade sustentável, influenciando políticas publicas de questões ambientais corretas, estudando e analisando a principio a questão do aquecimento global. (SAVITZ, 2007).

O Protocolo de Kyoto foi implantado em 1997, em Kyoto e tem como objetivo, alertar a população sobre o aquecimento global, seu ideal é fazer com que as pessoas se conscientizem da extrema influencia das emissões de gases que agravam o efeito estufa, causando impactos prejudiciais ao planeta. O protocolo foi considerado um marco no assunto ambiental e econômico, pois na medida em que o protocolo veio à tona, os resultados obtidos concluíram que há necessidade de ter um estudo mais eficaz, pois não tiveram duvidas que qualquer esforço obtido, valeria a pena, quando o assunto está relacionado ao meio ambiente (DIAS, 2006).

O protocolo verde é um documento, firmado pelo setor bancário e por representantes do Ministério do Meio Ambiente. O intuito do setor bancário é a recuperação e proteção ao meio ambiente, ou seja, os bancos financiam projetos empresariais desde que eles não sejam prejudiciais ao meio ambiente além de apresentar características da sustentabilidade. O protocolo surgiu em 1995, através de um grupo de trabalho cuja iniciativa teve proposito de preparar uma proposta que tivesse diretrizes e estratégias para contribuir positivamente na gestão ambiental. As entidades e órgãos de financiamento seguem os cumprimentos de normas, leis dos critérios e padrões expedidos pelo CONAMA. Para aqueles que não cumprirem as determinações exibidas poderá ocasionar a suspensão ou até mesmo a perda dos benefícios fiscais. (BARBIERI, 2007)

De acordo com o protocolo o financiamento de projetos sustentáveis só será liberado para as empresas que realmente tiver as comprovações a partir da data determinada do banco, as atividades econômicas não buscam só boas intenções e sim todos os documentos que mostram a confirmações que a instituição empresarial tem investido de fato em atividades de socioambientais como: redução da pobreza e na desigualdade na distribuição de renda e na valorização da diversidade das culturas locais, ou seja, respeitar os direitos dos seres humanos e trabalhistas sem prejudicar o meio ambiente. (DIAS, 2006).

A realização da responsabilidade social empresarial exige que a empresa adote um posicionamento estratégico, que considere em todo o seu negócio os interesses e as necessidades de todos os públicos afetados pela atividade empresarial. Passando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (106.6 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com