TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE

Por:   •  25/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITARIO UNINTER

ARTIGO DE OPINIÃO: SUSTENTABILIDADE X CONTINUIDADE

Ano/2016

SUSTENTABILIDADE X CONTINUIDADE

O conceito de Sustentabilidade engloba ações e atividades humanas que visam prover às necessidades atuais dos seres humanos, com isso as próximas gerações consegue resguardar, a busca pela sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material, buscando utilizar o meio ambiente sem agredi-lo, utilizando recursos e técnicas naturais humanizadas.

Várias são as praticas utilizados atualmente para reduzir os impactos como: uso do biocombustível, o uso de fontes energéticas renováveis, a adoção de fonte de energias limpas pelas empresas, algumas empresas inclusive possui projetos de sustentabilidade como o aproveitamento do gás liberado nos aterros sanitários o replantio de áreas degradadas dentre outras.  Numa visão geral pode-se fundamentar a sustentabilidade como um meio de amenizar os prejuízos provocados.

Atualmente observa-se o esforço das organizações em divulgar em longa escala hábitos sustentáveis utilizando três pilares: o social, o econômico e o ambiental enfatizando a interação harmônica entre si.

O pilar social esta relacionado às atividades desenvolvidas por uma empresa (a comunidade e o seu entorno), englobando assim a sociedade em geral, proporcionando um ambiente que estimule a criação de relações de trabalho favorecendo o desenvolvimento pessoal e coletivo dos envolvidos.

O pilar econômico por sua vez visa à competitividade justa em relação aos demais concorrentes do mercado, buscando o equilíbrio nos ecossistemas ao seu redor.

 E por último temos o pilar ambiental, que se refere a todas as condutas que possam de alguma forma impactar o meio ambiente.

Os benefícios da sustentabilidade asseguram a médio e longo prazo um planeta com boas condições para o desenvolvimento nas variadas formas de vida como: florestas, matas, rios garantindo uma boa qualidade de vida.

O termo sustentabilidade é uma constante busca visando à harmonia entre o econômico e o ambiental. As questões que envolvem a sustentabilidade objetiva à própria sobrevivência no planeta, querem seja no presente quanto no futuro.

 O desenvolvimento sustentável em sua essência busca reduzir os impactos causados pela produção humana. Para que isso acontece não basta apenas criar ações, faz-se necessário um planejamento juntamente com avaliações dos resultados obtidos, onde fique perceptível o alinhamento dos pilares com os objetivos propostos.

 A sustentabilidade é uma trajetória que deve ser realizado no cotidiano, no diário, utilizando o respeito mútuo e a consciência de todos os envolvidos, seguindo essas praticas a humanidade conseguirá resguardar o futuro ambiental das próximas gerações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com