TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE

Tese: SUSTENTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Tese  •  3.174 Palavras (13 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 13

SUSTENTABILIDADE

A sustentabilidade é um conceito sistêmico e pode ser definido como um conjunto de ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações, ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. E é também formada por um conjunto de ações que visam preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais. A sustentabilidade abrange vários níveis de organização, desde a vizinhança local até o planeta inteiro.

A adoção de ações de sustentabilidade garante a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das diversas formas de vida, inclusive a humana. Garante os recursos naturais necessários e uma boa qualidade de vida para as próximas gerações.

Pode-se identificar como ações individuais de sustentabilidade a racionalização do uso da água e energia, o consumidor consciente que consome produtos naturais e que não consome por impulso e sim por necessidade, o uso de papel reciclado, o aproveitamento da água da chuva, produção de lixo orgânico em casa utilizando cascas de frutas e restos de comida, não utilizando tanto o carro e sim meios de transporte coletivo, separação do lixo orgânico do restante.

Por parte das empresas pode-se considerar como ações de sustentabilidade o uso de papel reciclado, o incentivo aos clientes do uso de sacolas retornáveis no caso de supermercados e lojas, criação de produtos “mais limpos” como, por exemplo, o setor automobilístico, a conscientização de seus colaboradores.

Por fim, a sustentabilidade é investir em ações concretas em defesa da preservação do meio ambiente e da saúde dos moradores.

SUSTENTABILIDADE: aplicação no planejamento ambiental

O planejamento ambiental pode ser definido como a planificação de ações com vistas a recuperar, preservar, controlar e conservar o meio ambiente natural de determinada região. Incluindo-se parques, unidades de conservação, cidades, regiões, etc. Definição esta, que pode englobar também o planejamento ambiental empresarial, feito por empresas e outras organizações como tentativa de buscar melhorias ambientais.

E a crescente preocupação com a qualidade ambiental tem levado as empresas e indústrias brasileiras a buscarem alternativas tecnológicas mais limpas e matérias prima menos tóxica, a fim de reduzir o impacto e a degradação ambiental. A conscientização da sociedade e a legislação ambiental têm induzido as empresas a uma relação mais sustentável com o meio ambiente. Não há mais lugar para a intensidade do lucro obtido à custa do comprometimento do meio ambiente. Diante disso, a indústria tem sido forçada a investir em modificações de processo, aperfeiçoamento de mão-de-obra, substituição de insumos, redução de geração de resíduos e racionalização de consumo de recursos naturais.

Um exemplo de empresa sustentável é a Goóc, uma empresa de sandálias, bolsas e acessórios que utiliza como matéria prima pneus. Ela tem o Projeto 2014 que vai transformar 42 milhões de pneus em 210 milhões de sandálias. As indústrias automobilísticas e de pneus estão muito aceleradas. São 38 milhões de pneus fabricados por ano no Brasil e o impacto no meio ambiente é enorme. O Projeto Goóc 2014 tem a fórmula para equilibrar essa questão: 42 milhões de pneus + 210 de sandálias Goóc = respeito pela natureza.

Analisando esta ação da empresa Goóc, mais a conscientização de nós consumidores que se ao comprarmos um produto, analisarmos sua procedência e a matéria prima usada na fabricação do mesmo estaremos caminhando para uma melhor conservação ambiental e proporcionando para gerações futuras o aproveitamento também do que nós aproveitamos e usufruímos hoje.

AÇÕES AMBIENTAIS DIRECIONADAS AO SANEAMENTO BÁSICO

O saneamento básico é o gerenciamento ou controle dos fatores físicos que podem exercer efeitos nocivos ao homem, prejudicando seu bem estar físico, mental e social. Gerenciamento este, feito através de um conjunto de serviços, infra-estruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbano, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais.

O saneamento básico é essencial para uma cidade, pois é o que fornece condições de habitação e de qualidade de vida para o local.

Existem várias formas e maneiras de praticar o saneamento básico de um município e fazê-lo capaz de se tornar um município sustentável.

A implementação de estrutura de engenharia adequada, por exemplo, é necessária para o manejo das águas pluviais, pois não é apenas "de onde a água cai para o onde a água vai". É necessário saber reter essa água, impermeabilizar o local corretamente. Já em relação aos resíduos sólidos, costuma-se priorizar, somente, a coleta seletiva, mas é preciso saber reutilizar o lixo, reprocessá-lo e destiná-lo corretamente.

No Semi-Árido, por exemplo, a água coletada nos telhados das pessoas é encaminhada para cisternas, logo, será reaproveitada. Agora, se refletirmos, raramente um prédio das grandes metrópoles, que possuem telhados imensos, reaproveitam a água. Então se precisam elaborar técnicas para poder ser feito este reaproveitamento.

Outra boa técnica são os “banheiros secos”. Nossa urina é rica em substâncias como o fósforo. Uma vez tratada, ela poderia ajudar no plantio de alimentos. As fezes humanas, por sua vez, podem servir nas compostagens (fertilizante orgânico). Tais práticas são muito comuns na Ásia e passam de geração para geração. Desperdiçam-se cerca de 250 ml de urina cada vez que vamos ao banheiro. Ao puxarmos a descarga, lá se vão mais 10 mil ml de água tratada. Desligar o chuveiro enquanto ensaboa-se no banho ou faz-se a barba também é uma economia. Sem saber, gera-se esgoto de forma desnecessária.

Também na agricultura há um grande desperdício de água, com técnicas de irrigação inadequadas. Precisa-se trabalhar muito sobre este segmento, pois utilizando técnicas de irrigação adequadas é possível economizar muita água.

Enfim, se cada uma das ações citadas acima for executada da melhor maneira possível por um município ele com certeza será ambientalmente correto e sustentável.

POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com