TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SUSTENTABILIDADE

Seminário: SUSTENTABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  Seminário  •  2.247 Palavras (9 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 9

Narciso.

Nome do mito: Narciso.

Origem: Vem da mitologia Greco - romana.

Era um herói do território de Tespias, Beócia.

Características: Famoso pela sua beleza, orgulho e paixão pela própria imagem.

-----------------------------------------------------------------------------------

Grandes filósofos, artistas e historiadores fala sobre narcisismo em freud:

- Leonardo da Vinci,1909: Para ele o termo “Narcisismo” aparece pela primeira vez em Freud, para explicar a escolha de objetos em homossexuais.

- Shreber,1911: Ele propõe como fase de evolução sexual, localizada entre o auto – erotismo e o amor de um objeto.

- Tabu e Totem, 1913: Ele via o narcisismo de uma forma a ser utilizado para entender o pensamento animista (onipotência de pensamento depositando no seres da natureza, nas magias, por exemplo.

“Um forte egoísmo protege contra o adoecimento, mas, no final,

precisamos começar a amar para não adoecer, e iremos adoecer se, em conseqüência de impedimentos, não pudermos amar. (FREUD, 1914, p. 106)”

-----------------------------------------------------------------------------------

Nos mitos antigos, Narciso é um jovem que perambula em profunda na tristeza e desespero à procura de sua irmã gêmea já morta. Um dia, sentado à beira de um lago, olha distraidamente para a água e vê sua imagem refletida. Sem perceber que se trata dele mesmo, apaixona-se pela própria imagem e sente-se reconfortado e feliz. A partir daí, volta sempre ao lago para adorar sua própria imagem, afastando-se de tudo o mais, inclusive da donzela Eco, que o ama apaixonadamente. Certo dia, ao inclinar-se demais sobre as águas, Narciso cai na água e desaparece para sempre. Ao descrever um ser humano que passou a amar só a si mesmo, a antiga lenda grega reflete simbolicamente uma das mais profundas realidades psicológicas, e que existe em todos nós de um modo ou de outro.

O primeiro estudioso a analisar o comportamento narcisista foi o Sigmund Freud. Foi ele também que deu o termo "narcisismo" tirando-o da mitologia grega. Segundo Freud, todas as pessoas passam por um período de amor voltado para si mesmas. O mundo de um recém-nascido gira em torno dele próprio e de suas necessidades físicas imediatas. Mesmo quando aos poucos, vai tomando consciência dos demais; primeiro da mãe, depois do resto da família, o faz apenas pensar que as pessoas, estão ali apenas pra satisfazer suas vontades; a criança não entende as pessoas como seres independentes, com suas próprias necessidades. Nessa fase ela é totalmente egocêntrica, vendo o mundo como um conjunto de coisas que giram em torno dela própria.

“No decorrer do seu crescimento, o egocentrismo inicial deve ser superado, mas às vezes isso não acontece”.

-------------------------------------------------------------------------------

O que é Narcisismo:

Narcisismo é um conceito da psicanálise que define o indivíduo que admira exageradamente a sua própria imagem e nutre uma paixão excessiva por si mesmo.

O termo é derivado de Narciso, que segundo a mitologia grega, era um belo jovem

que despertou o amor da ninfa Eco. Mas Narciso rejeitou esse amor e por isso foi

condenado a apaixonar-se pela sua própria imagem refletida na água. Ele era um

jovem que perambulava em sua profunda tristeza e desespero à procura de sua

irmã gêmea já morta. Um dia, sentado à beira de um lago, olha distraidamente

para a água e vê sua imagem refletida. Sem perceber que se trata dele mesmo,

apaixona-se pela própria imagem e sente-se reconfortado e feliz.

Narciso acabou cometendo suicídio por afogamento. Posteriormente, a mãe Terra o

converteu em uma flor (narciso).

Estando relacionado com o auto-erotismo, o narcisismo consiste em uma concentração do instinto sexual sobre o próprio corpo.

Os indivíduos narcisistas são freqüentemente fechados, egocêntricos e solitários.

---------------------------------------------------------------------------------------------

Narcisismo segundo Freud

De acordo com o psicanalista Sigmund Freud, o narcisismo é uma característica normal em todos os seres humanos. E está relacionado com o desenvolvimento da libido (com o desejo sexual, eros).

Na linha psicanalítica de Freud, o narcisismo como perversão sexual é colocada como uma fase de transição da infância, em si normal. E também esta liagdo, em parte com a homossexualidade e o exibicionismo, entre outras características da conduta sexual. O narcisismo se transforma em patologia, ou seja, passa do estado normal para o doentio, quando entra em conflito com idéias culturais e éticas, tornando-se excessivo e dificultando as relações normais do indivíduo no meio social.

De acordo com os estudos de Freud, o narcisismo pode ser dividido em duas etapas: narcisismo primário (fase auto-erótica) e o narcisismo secundário(quando o indivíduo desenvolve o ego e consegue se diferenciar - os seus desejos e o que o atrai - do resto do mundo).

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Narcisismo primário

O primeiro modo de satisfação da libido seria o auto-erotismo conceituado como o prazer que o órgão retira de si mesmo;e sim, de forma independente, procuram cada qual por si, sua satisfação no próprio corpo. Nesse período, ainda não existe uma unidade comparável ao eu, nem uma real diferenciação do mundo.

“Em seu texto de 1914 sobre o Narcisismo, Freud destaca a posição dos pais na constituição do narcisismo primário dos filhos. Freud fala que o amor dos pais aos filhos é o narcisismo dos pais renascido e transformado em amor objetal. O Narcisismo primário representaria de certa forma, uma espécie de onipotência que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com